É sempre muito divulgado que a prática de exercícios é benéfica à saúde e você deve saber disso. Porém, já se perguntou sobre o que a ciência diz a respeito da atividade física e câncer?
Movimentar o corpo realmente previne o aparecimento de tumores malignos? Quem está em tratamento oncológico também pode se exercitar? A resposta é “sim” para essas duas perguntas!
As atividades se mostram boas para qualquer situação: seja para as pessoas evitarem o aparecimento do câncer ou também com o objetivo de ajudar na luta contra a doença. Quem já recebeu alta ainda precisa continuar se movimentando.
Em razão de todos esses benefícios, resolvemos criar este material para explicar mais detalhes acerca do assunto. Acompanhe na leitura!
Atividade física e câncer: por que ajuda na prevenção?
Quando lemos a lista de pontos positivos gerados pelos exercícios em nossa saúde, sempre há um tópico que fala sobre a prevenção do câncer. Isso ocorre por vários motivos.
O primeiro é o fato de evitar o sobrepeso, uma vez que a obesidade deixa o nosso organismo em um estado de inflamação constante, o que estimula a multiplicação descontrolada de células. Assim, há o risco da formação de tumores.
Além disso, quando nos movimentamos, também estamos contribuindo com o bom funcionamento do sistema endócrino, ou seja, da liberação de hormônios. Vale lembrar que alguns tipos de neoplasias estão diretamente ligadas a essas substâncias, como o câncer de mama, de ovários e endométrio, por exemplo.
Outra vantagem é o fortalecimento do sistema imunológico. Dessa forma, nosso corpo se torna mais capaz de combater microrganismos externos que nos invadem ou de células “erradas” que surgem.
Qual a quantidade de exercícios que precisamos fazer?
Depois de conferir todos os benefícios citados acima, apostamos que você já quer saber o quanto de atividade física é necessário realizar para evitar o câncer. Um material da Escola Brasileira de Oncologia Clínica recomenda 300 minutos semanais de exercícios moderados, ou seja, cerca de 42 minutos por dia.
Outra opção é 150 minutos semanais de atividades vigorosas, apenas 21 minutos diários. É possível encaixar na rotina, não é mesmo?
Entenda o que são atividades físicas leves, moderadas e vigorosas
- Leves: exigem pouco esforço e você até mesmo consegue conversar ou cantar enquanto se movimenta.
- Moderadas: você respira mais rápido que o normal e percebe o coração acelerado. Pode até conseguir conversar (com dificuldade),mas não cantar.
- Vigorosas: requerem muito esforço e você irá respirar de forma acelerada, assim como estarão os seus batimentos cardíacos. Não conseguirá focar em mais nada além do exercício.
Os benefícios da atividade física durante o tratamento do câncer
Quem está no tratamento oncológico também pode se beneficiar das atividades físicas. Obviamente, é importante ter a orientação do médico, a fim de não arriscar nenhum aspecto da saúde.
Então, vamos conferir os 5 principais benefícios de realizar exercícios durante a luta contra o câncer.
- Ameniza a fadiga gerada por alguns tratamentos: quando nos exercitamos, ganhamos mais energia.
- Auxilia na saúde mental: as atividades liberam os “hormônios do bem-estar”, como endorfina e serotonina.
- Contribui com o equilíbrio corporal, o que diminui os riscos de queda.
- Fortalece imunidade: algo ótimo para evitar infecções.
- Melhora das funções dos órgãos em geral.
Com essas vantagens, o tratamento do câncer pode ficar mais sereno e o paciente ganha qualidade de vida.
Atividade física e câncer: depois da alta
Depois da alta médica, a relação entre atividade física e câncer continua sendo valiosa! Afinal, os exercícios irão contribuir para o fortalecimento de sistemas, músculos e tecidos que possam ter ficado enfraquecidos com o tratamento. Movimentar o corpo também é ótimo para aliviar a ansiedade e melhorar a autoestima na retomada da vida pós-tratamento.
Leia também: 7 dicas para cuidar da sua saúde mental
Alguns exercícios para colocar no dia a dia
Não possui tempo ou condições de ir a uma academia? É possível realizar atividades em outros ambientes e até inseri-los de forma natural na rotina. Por exemplo:
- preferir subir as escadas do que usar o elevador;
- caminhar em um parque;
- aproveitar os aparelhos de academia presentes em praças;
- dançar;
- andar de bicicleta;
- nadar.
Atividade física e câncer: você pode ter bem-estar enquanto combate a doença
Como você percebeu, a união entre atividade física e câncer promove muitos benefícios e todos eles resultam em um ponto específico: maior bem-estar! Afinal, não é porque uma pessoa está em um tratamento complexo que ela não pode usufruir de qualidade de vida.
É nisso que acreditamos aqui, na Vence Onco. Portanto, estamos sempre divulgando dicas que melhoram o dia a dia de todos. Quer saber mais? Então, acompanhe os conteúdos que publicamos no Instagram e Facebook. Acreditamos que você irá gostar!