A enfermagem oncológica é a linha de frente na luta, de milhares de pacientes, contra o câncer, que é, atualmente, a segunda doença que mais causa vidas perdidas no Brasil. Esses são dados que de acordo com o artigo ‘A Sistematização da assistência de enfermagem‘, permanecem sólidos desde 2003, segundo os institutos que estudam as neoplasias malignas. Trata-se de uma das doenças mais temidas e estigmatizadas, além de ser um grande problema de saúde pública.
O crescimento e o envelhecimento populacional podem contribuir significativamente para o impacto do câncer no mundo. O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou dados alarmantes, apontando que a mais recente estimativa mundial, de 2018, mostra uma ocorrência de 18 milhões de novos casos no mundo e 9,6 milhões de óbitos anualmente.
A incidência progressiva de casos de câncer nos últimos anos no Brasil e no mundo, chamou atenção dos especialistas, sob o ponto de vista científico para tratamento, considerando a importância das ações preventivas e de controle, tornando necessárias a atuação de profissionais que proporcionem um atendimento efetivo e humanizado: a enfermagem oncológica.
A Enfermagem Oncológica
A enfermagem oncológica é basicamente a prática profissional que vai prestar assistência ao paciente em todas as fases do tratamento do câncer. Ela vai além do atendimento curativo, podendo contribuir na diminuição da mortalidade por alguns tipos de câncer, os quais são reflexo de um diagnóstico tardio.
Esses profissionais estão aptos a realizar vários outros procedimentos, como por exemplo:
• a detecção precoce dos fatores de risco do câncer;
• elaboração de estratégias para sua prevenção;
• estabelecimento de estratégias que proporcionem a recuperação da saúde ou a melhoria do bem-estar individual ou coletivo;
• identificação de respostas humanas e
• o atendimento curativo.
Desta forma, a enfermagem oncológica consegue atuar de maneira significativa no tratamento de câncer, prestando assistência/suporte ao paciente e também aos familiares.
O enfermeiro oncológico está capacitado para fazer uso de ferramentas, a exemplo, o Processo de Enfermagem (PE),que de forma resumida trata-se de uma maneira de organizar e sistematizar a assistência prestada ao indivíduo/paciente, focalizando o holismo (visão geral não isolada) e a interação da equipe-cliente-família.
O PE e a Enfermagem Oncológica
O PE ou Processo de Enfermagem é um meio sistematizado de oferecer cuidados humanizados objetivando atingir resultados esperados. Trata-se de um método sistemático que segue cinco passos concomitantes e inter-relacionados.
- investigação;
- diagnóstico;
- planejamento;
- implementação e
- avaliação.
Um dos pontos que fortalece ainda mais a importância da Enfermagem Oncológica é a sua característica de ser humanizada, já que a prestação dos cuidados é baseada nas necessidades do paciente.
A enfermagem oncológica e o atendimento ao paciente oncológico na Vence Onco
Por tudo isso que acabamos de falar, a Vence Onco entende que o atendimento ao paciente oncológico é complexo em função de características peculiares do adoecimento e do tratamento que não só envolve o paciente e a equipe médica, como também a família.
Por não ser um processo fácil, desde o diagnóstico até a cura e o acompanhamento periódico a partir de então, o trato com o paciente requer do enfermeiro oncológico características especiais, diferenciadas dos demais profissionais de enfermagem, e nós buscamos trazer isso para dentro dos nossos sistemas.
Estamos falando então, de uma equipe estruturada com competências e conhecimentos técnicos-científicos, mas não só disso. Ao identificarmos que esse é um processo que na maior parte das vezes é delicado física e emocionalmente, também preparamos nossos profissionais da linha de frente, com habilidades no relacionamento interpessoal.
Isso quer dizer que uma vez identificada a necessidade de habilidades mais específicas, a Vence Onco buscou meios de fazer a implementação de tais, adotando o conceito da otimização da Enfermagem Oncológica, que permite ao enfermeiro oncológico utilizar o raciocínio clínico, bem como seu julgamento crítico, para fazer a identificação da doença, por meio do levantamento de problemas e análises de situações.
Desta maneira, nossos profissionais que estão na linha de frente dessa luta, estão aptos a tomarem a melhor decisão de acordo com as necessidades reais e não apenas sobre aspecto biológico, como também em âmbito psicológico, social e até mesmo espiritual, ajudando aos pacientes e também seus familiares.
Conheça a nossa equipe e nossos tratamentos através do nosso site e redes sociais que você também pode seguir para se manter informado e atualizado. Ou, se preferir, você ainda pode falar diretamente conosco aqui.
Conheça nossos especialistas e leia outros artigos em nosso blog