Essa é uma situação muito comum e perigosa: sentir incômodos pelo corpo e procrastinar para procurar ajuda médica. Ao sentir qualquer alteração referente a saúde do corpo, o melhor a fazer é buscar auxílio. Afinal, a maioria dos problemas pode ser evitado, inclusive quando falamos sobre tumores malignos.
Portanto, precisamos ficar atentos aos sintomas de câncer de tireoide.
Você já ouviu falar sobre essa doença? O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou que, em 2022, foram mais de 4,8 mil brasileiros afetados. Um dado que precisa ser ressaltado: esse câncer é bem mais comum entre as mulheres. Conforme a mesma instituição, os homens representaram 760 casos, enquanto 4.060 são do sexo feminino.
Entenda mais sobre os sintomas, como evitar a enfermidade e os tratamentos disponíveis após a leitura desse material que preparamos.
O que é a tireoide?
Para começar, saiba que a tireoide é uma glândula localizada no nosso pescoço, responsável pela produção dos hormônios T3 e T4.
Essas substâncias impactam no funcionamento de todo o corpo — desde o humor, passando pela respiração, batimentos cardíacos e até a fertilidade.
Já deu para perceber a importância da tireoide, certo? Por isso, precisamos ter atenção aos sinais de que algo não vai bem com essa glândula, como nas situações de câncer.
Os sintomas de câncer de tireoide
Abaixo, listamos os sintomas mais comuns de câncer de tireoide:
- inchaço no pescoço, com o aparecimento de caroço;
- dor no pescoço, que se irradia para os ouvidos;
- rouquidão e outras mudanças na voz;
- dificuldade para engolir e/ou respirar;
- tosse.
Você se identificou com esses incômodos? Procure ajuda médica. Na Vence Onco, temos uma equipe especializada para te atender.
Os tipos desse câncer
O câncer de tireoide pode se apresentar de diversas formas. Os principais tipos da doença são:
- carcinoma papilífero: é o mais comum (até 80% dos casos),pouco agressivo e com maior frequência em jovens;
- carcinoma folicular: costuma aparecer a partir dos 35 anos e é mais agressivo do que o papilífero. Porém, tem boas chances de cura;
- carcinoma medular: geralmente, surge a partir de síndromes genéticas do paciente. Representa apenas 5% de todos os casos;
- carcinoma anaplásico: é um tumor bastante agressivo, com crescimento rápido e altas chances de se espalhar pelo corpo (a chamada metástase). Contudo, envolve apenas 2% de todos os diagnósticos.
O que causa o câncer de tireoide?
Você deve estar se perguntando isso, certo? Saiba que o câncer de tireoide tem como fatores de risco o histórico de radiação direcionada para o pescoço, histórico familiar da doença e dieta pobre em iodo (esse mineral atua na produção dos hormônios T3 e T4).
Portanto, caso você viva essas situações, tenha ainda mais atenção aos sintomas de câncer de tireoide que citamos anteriormente.
O impacto dos sintomas de câncer de tireoide no diagnóstico
O diagnóstico da doença começa com o relato do paciente ao médico sobre os sintomas que apresenta, além de toda investigação clínica.
A partir disso, o profissional solicita uma ultrassonografia da tireoide para analisar a presença de nódulos. Caso essas estruturas estejam na glândula, pode ser necessário fazer uma biópsia para certificar que se trata de um tumor maligno.
Autoexame da tireoide
A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço divulgou um tipo de autoexame que ajuda a perceber se há algo estranho na tireoide. Funciona assim:
- em frente a um espelho, procure a região da base do seu pescoço, logo abaixo da cabeça. Nos homens, é o “pomo-de-adão”;
- incline a cabeça para trás e focalize bem essa área;
- beba um gole de água e, ao engolir, verifique que esse pomo sobe e desce. Com isso, veja se há alguma saliência.
Tente a tática em casa, mas lembre-se que ela não substitui a avaliação médica e os exames.
Os tratamentos do câncer de tireoide
Depois da análise dos sintomas de câncer de tireoide e os exames que confirmam a doença, começa a fase do tratamento.
A principal estratégia é a cirurgia de retirada de parte ou de toda a tireoide, com o objetivo de eliminar as células cancerígenas. Em alguns casos, podem ser necessárias a terapia com iodo radioativo, quimioterapia e a radioterapia.
No entanto, é bem comum a prescrição de terapia hormonal, a fim de evitar danos à saúde pelo prejuízo na produção dos hormônios da tireoide.
Converse muito com o seu médico para saber qual tratamento é o mais indicado para o seu caso, lembrando que cada caso deve ser tratado individualmente.
Leia também: Hormonioterapia e o câncer – como a terapia ocorre?
Solucione as suas dúvidas sobre os sintomas de câncer de tireoide
Você ficou com alguma dúvida sobre o câncer de tireoide? Os nossos especialistas estão à disposição para explicar outros detalhes, basta entrar em contato conosco.
Todavia, não deixe de marcar uma consulta para receber uma avaliação individual. Agende pelo nosso site.