Precisamos aprender sobre uma doença não tão comum, mas que ainda assim é importante reconhecer os sinais de alerta: o câncer de tireoide. Trata-se dos tumores malignos que aparecem nessa glândula situada em nosso pescoço.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca),o problema acomete cerca de 4,8 mil brasileiros por ano, sendo aproximadamente 700 homens e o restante (mais de 4 mil) mulheres. Todavia, especialistas acreditam que esses dados podem ser maiores, uma vez que o câncer de tireoide é pouco agressivo e pode passar despercebido por um longo tempo.
Ao contrário de outras neoplasias, que afetam pessoas com mais idade, os tumores na glândula costumam impactar os jovens, na faixa etária dos 20 aos 55 anos. Pensando em orientar e trazer mais informações, preparamos este material sobre os tumores na tireoide para solucionar as principais dúvidas. Acompanhe a leitura!
O que é a tireoide?
Antes de tudo, vale entender o que é a tireoide. Trata-se de uma glândula, que tem o formato de borboleta e que “abraça” a traqueia. Além disso, está situada abaixo da cabeça e começo do pescoço.
Ela é responsável por produzir dois hormônios principais: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Eles influenciam várias partes do corpo: batimentos cardíacos, respiração, ciclo menstrual, funcionamento do intestino, controle muscular e até mesmo regulação do humor. Portanto, quando algo está errado, como a presença do câncer de tireoide, sentimos efeitos em diversos aspectos do funcionamento do organismo.
Os sintomas do câncer de tireoide
Quando a tireoide é afetada por tumores malignos, o paciente costuma perceber:
- a presença de uma elevação no pescoço;
- dor na área, que pode se irradiar para os ouvidos;
- mudanças na voz e rouquidão;
- tosse que não está associada a uma gripe, por exemplo, e que demorar a sarar;
- dificuldade para respirar e engolir.
Todavia, os sinais são os mesmos quando os nódulos presentes são benignos. Então, procure o médico e mantenha a calma: na maioria das vezes, não se trata de câncer de tireoide.
Em Itajaí (SC),você conta com o auxílio dos especialistas da Vence Onco. Se você tem dúvidas, marque uma avaliação individual.
Os tipos de câncer de tireoide
Para entender mais sobre a doença, saiba que ela é dividida em quatro tipos. São eles:
- carcinoma papilífero: é o mais comum e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM),a taxa de cura é de quase 100%;
- carcinoma folicular: um pouco mais agressivo e costuma afetar pessoas acima de 40 anos;
- carcinoma medular: prejudica as células da tireoide que produzem outro hormônio, a calcitonina, responsável por regular os níveis de cálcio no sangue;
- carcinoma anaplásico ou inmedular: é raro, mas também extremamente agressivo.
O que pode causar o câncer de tireoide?
Alguns fatores de risco estão associados às maiores chances de desenvolver câncer de tireoide. Por exemplo, estar na faixa etária que já mencionamos, entre 20 e 55 anos. Além disso, a doença afeta três vezes mais as mulheres.
Outro grupo que precisa de atenção especial é o de pessoas com síndrome de Gardner e doença de Cowden. Por fim, devemos nos lembrar ainda dos pacientes que fazem tratamento com radiação na região da cabeça e pescoço, uma vez que os raios utilizados alteram o funcionamento e estrutura da tireoide.
Quais são os tratamentos existentes?
Uma dúvida recorrente a respeito do câncer de tireoide envolve os tratamentos disponíveis. A boa notícia é que existem várias opções na luta contra a doença!
A primeira delas é a cirurgia, a fim de retirar uma parte da glândula (onde está o tumor) ou toda ela. Há ainda a radioterapia, um procedimento que pode ser realizado na Vence Onco utilizando iodo radioativo.
Outra opção de tratamento, que também promovemos aos nossos pacientes, é a hormonioterapia, em que criamos uma estratégia específica para uso de hormônios no tratamento oncológico. Caso você receba o diagnóstico da doença, converse com o seu oncologista sobre quais os tratamentos mais indicados para as suas condições de saúde.
Leia também: Cuidados com a pele durante a radioterapia
Com informação, a luta fica mais serena
Receber a notícia de que precisará iniciar a luta contra o câncer de tireoide não é fácil. Porém, ao entender sobre a doença e conhecer os detalhes do tratamento, tudo pode ficar mais sereno.
Portanto, qualquer dúvida precisa ser solucionada e se você ficou com algum questionamento, entre em contato com os nossos especialistas. Eles podem ajudar você durante o processo!