Segundo o conceito da Organização Mundial da Saúde, a OMS, “Saúde é o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença”. E compreender isso é fundamental para entender tudo o que é preciso sobre promoção e prevenção da saúde.
Isso porque promover a saúde significa mais que simplesmente prevenir o surgimento de doenças, engloba tudo o que é necessário para uma vida plena.
No mesmo contexto da promoção, se dá a prevenção da saúde que pode ser explicada de forma sintetizada, como precaução ao risco através de um conjunto de atitudes que precisam ser tomadas para evitar determinados acontecimentos.
Dito isso, convidamos você para, por meio deste conteúdo, entender todos os detalhes sobre promoção e prevenção da saúde, e conhecer alguns exemplos de ações nos dois sentidos. Faça uma boa leitura!
Entendendo os cuidados com a saúde
A primeira coisa que é preciso entender quando falamos de proteção e prevenção da saúde, é que trata de programas cujo objetivo é manter as pessoas saudáveis.
De forma que segundo a OMS: a promoção da saúde tem o objetivo de educar as pessoas para terem uma vida mais saudável, enquanto a prevenção visa reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças. Ficou simples de entender?
É basicamente o seguinte:
Os programas de promoção da saúde visam envolver e capacitar indivíduos e comunidades a escolher comportamentos saudáveis e fazer mudanças que reduzam o risco de desenvolver doenças crônicas e outras morbidades.
Já os programas de prevenção da saúde visam fazer a prevenção de doenças, por isso se concentra em esforços específicos para, com eles, reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças crônicas e mórbidas.
Ou seja, de forma clara e objetiva, é correto dizer, que de acordo com estes conceitos e princípios, o bem-estar está relacionado à promoção e prevenção de doenças.
Estratégias para prevenção de doenças
As estratégias dos programas de promoção e prevenção de saúde frequentemente abordam os determinantes sociais da saúde que são as condições que afetam o estado de saúde de um indivíduo, sendo elas:
- econômicas;
- sociais;
- culturais e
- ambientais.
Vale dizer que as estratégias dos programas de promoção e prevenção também trabalham diretamente para modificar os comportamentos de risco que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas, como, por exemplo:
- tabagismo;
- hábitos alimentares inadequados e
- sedentarismo.
Ações de programas de promoção da saúde
As ações de programas de promoção da saúde englobam atividades típicas de bem-estar, a destacar-se:
- Comunicação (anúncios de serviço público, feiras de saúde, campanhas na mídia e boletins informativos) visando promover a conscientização do público sobre comportamentos saudáveis.
- Educação (cursos, treinamentos e grupos de apoio) visando capacitar mudanças de comportamento e ações através de conhecimento.
- Política (sistemas e meio ambiente) promovendo mudanças sistemáticas através de leis, regras e regulamentos para incentivar, disponibilizar e possibilitar escolhas saudáveis.
Prevenção da saúde
- Acesso a serviços preventivos;
- Disponibilização de informações sobre riscos comportamentais e médicos para a saúde;
- Educação em higiene bucal e serviços de saúde bucal;
- Fornecimento de programas de saúde materno-infantil, incluindo rastreamento e prevenção de malformações congênitas;
- Fornecimento de agentes imunoprofiláticos para controlar fatores de risco;
- Inclusão de programas de prevenção de doenças nos níveis de atenção primária e especializada;
- Medidas para reduzir os riscos ao nível individual e populacional;
- Programas de rastreamento de base populacional para detecção precoce de doenças;
- Suplementação nutricional e alimentar;
- Vacinação e profilaxia pós-exposição de crianças, adultos e idosos.
Benefícios dos esforços
Os benefícios dos esforços da promoção e prevenção da saúde são para todos e podem ser percebidos de maneira geral, e dentre muitos, destacam-se:
- Melhoria do estado de saúde de indivíduos, famílias, comunidades, estados e da nação;
- Melhoria a qualidade de vida de todas as pessoas.
- Redução de mortes prematuras;
- Redução dos custos (financeiros e humanos) que seriam gastos em tratamento médico por indivíduos, empregadores, famílias, seguradoras, instalações médicas, comunidades, o estado e a nação.
Para concluir este assunto é importante lembrar que os conceitos e princípios da promoção e prevenção da saúde vão de encontro com o que a Vence Onco propaga em seu conteúdo e história: ‘a conscientização e a prevenção são sempre as melhores maneiras de cuidar de sua saúde!’.
Ficou alguma dúvida sobre esse assunto? Saiba que você pode, a qualquer momento, entrar em contato com a equipe da Vence Onco para esclarecê-las.
Fale com a Vence Onco se precisar de mais esclarecimento sobre esse e outros assuntos e siga-nos nas redes sociais Instagram e Facebook, publicamos conteúdo novo toda semana.
Relacionado a esse conteúdo te convidamos a fazer a leitura dos outros dois conteúdos especiais:
Quanta atividade física eu preciso praticar por semana?
5 cuidados com a pele no verão