Uma dúvida bastante frequente entre os pacientes homens da Vence Onco é: como diagnosticar o câncer de próstata? Esse questionamento tem um bom embasamento, pois a doença é o segundo tipo mais comum de câncer entre os brasileiros, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Anualmente, são cerca de 65 mil diagnósticos positivos para a doença.
Assim, muitos homens são afetados pelos tumores malignos que crescem na próstata, uma glândula que só eles possuem e que atua na produção do sêmen, o fluido que carrega os espermatozoides.
Nunca é demais aprender sobre esse câncer, inclusive as formas de diagnosticá-lo. Por isso, preparamos esse material com muita informação sobre o tema, não deixe de conferir!
Antes do diagnóstico do câncer de próstata, tenha atenção aos sintomas
Para saber como diagnosticar o câncer de próstata, é preciso conhecer os sintomas que esse problema apresenta. São eles:
Muita vontade de urinar, mas saída de pouca quantidade de urina;
Fluxo urinário fraco;
Sangue na urina e/ou no sêmen;
Vontade mais frequente de urinar à noite;
Muito cansaço e
Dores ósseas, principalmente nos quadris e pernas.
Todavia, nem todos os pacientes apresentam esses sintomas. O câncer pode ser silencioso! É por esse motivo que se torna importante diagnosticar antes que os sinais de alerta comecem aparecer, para que os tratamentos possam se iniciar e as chances de cura, serem maiores.
Conduta fundamental: consultar o médico
Para que esse diagnóstico precoce seja obtido, é fundamental realizar consultas médicas periódicas. Com o especialista, você poderá ter o controle de como anda sua saúde, evitando que problemas surjam ou, se já existirem, que possam ser tratados quanto antes.
Algumas pessoas sentem medo de ir ao médico, um dos motivos é o receio de descobrir algo fora do normal. Porém, evitar esse autocuidado só piora a situação, dificulta os procedimentos necessários para tratamento e, até mesmo, diminui as chances de combater a doença.
Então, nunca deixe a saúde para depois. Aqui, na Vence Onco, temos uma equipe de especialistas que está pronta para te receber, escutar as suas dúvidas, acolher suas angústias e cuidar muito bem de você.
Os exames para o diagnóstico de câncer de próstata
Provavelmente, o médico irá te recomendar alguns exames, principalmente se você tem mais de 40 anos, idade em que esses procedimentos são recomendados. O objetivo é começar a acompanhar a saúde da sua próstata e verificar a tempo se algo estranho acontece com ela.
Assim, os exames mais comuns para o diagnóstico do câncer são:
Sangue PSA
Com uma simples amostra de sangue, é possível analisar a concentração do antígeno prostático específico (PSA). É uma enzima produzida pelas células da próstata, sejam elas benignas ou malignas. Quanto maiores forem as taxas dessa substância, é preciso ter mais atenção. No entanto, o PSA alterado também pode indicar outras doenças que não é propriamente câncer.
Toque retal
Esse é um exame para o diagnóstico de câncer de próstata que ainda gera muitos tabus. Porém, ele é fundamental para que o médico consiga analisar o formato da glândula e diagnosticar se existem nódulos na mesma.
Vale ressaltar que todo o procedimento é realizado com segurança, discrição e respeito.
Exames de imagem para diagnosticar o câncer de próstata
Em determinadas situações, o médico também poderá solicitar exames de imagem para analisar a próstata, a fim de conseguir estabelecer um diagnóstico com maior precisão.
Então, costuma-se recomendar a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada. Vale ressaltar que alguns pacientes precisam tomar medicamentos de contraste para obter imagens melhores, já outros não.
Biópsia
Quando há suspeita de câncer de próstata, o especialista pede uma biópsia. Esse procedimento é feito por meio de uma pequena agulha inserida no reto, guiada por um ultrassom, até atingir a glândula. Dessa forma, retira-se parte do tecido da área para, posteriormente, analisar se existe a presença de células cancerígenas.
Voltamos a ressaltar que todos esses exames são seguros e muito importantes para que o diagnóstico seja obtido quanto antes, permitindo um tratamento mais tranquilo e com mais chances de cura.
Leia também: Conheça as opções de tratamento para o câncer de próstata
Ficou com alguma dúvida sobre como diagnosticar o câncer de próstata?
Esperamos que este material tenha te ajudado a entender como diagnosticar o câncer de próstata e a necessidade de identificar a doença nos estágios iniciais.
Caso tenha mais alguma dúvida, venha conversar com os nossos médicos especialistas. Basta acessar o nosso site e entrar em contato.