Quais são os sintomas de problema na próstata?

Quais são os sintomas de problema na próstata?

Quais são os sintomas de problema na próstata?

Em qualquer idade um homem precisa saber identificar os sintomas de problema na próstata, uma das mais importantes glândulas masculinas. Ao percebê-los, o ideal é procurar o mais breve um urologista para o devido exame, diagnóstico e tratamento.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que o câncer de próstata, depois do câncer de pele não melanoma, é o segundo tipo mais recorrente entre os homens brasileiros. Porém, nem sempre os sinais são indícios de um tumor. Eles podem indicar outras patologias, que se não forem identificadas e tratadas podem comprometer e favorecer o surgimento desta neoplasia.

Você sabe identificar quais são os sintomas de problema na próstata? Continue a leitura e conheça eles.

O que é a próstata?

A próstata é um pequeno órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela é uma glândula localizada na frente do reto, entre o pênis e a bexiga. Tem a função de produzir um líquido que faz parte do sêmen. Essa secreção atua na proteção e nutrição dos espermatozoides.

Em adultos jovens, ela tem o tamanho de uma noz. Com o passar dos anos, vai crescendo e aumentando as chances de desenvolver doenças, principalmente após os 50 anos. Nessa fase, como em outras, é preciso aprender a identificar os sintomas de problema na próstata, para caso eles surjam, o médico seja procurado.

As principais doenças que acometem a próstata são:

  • Prostatite: conhecida também como inflamação na próstata, ela atinge homens adultos, com menos de 50 anos. Pode ser bacteriana ou não, aguda ou crônica. Geralmente, é assintomática.
  • Hiperplasia prostática benigna: segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU),a hiperplasia prostática benigna atinge em média 50% dos homens, com mais de 50 anos. A doença é caracterizada pelo aumento benigno da próstata. Esse crescimento pode obstruir a uretra e prejudicar a passagem da urina.
  • Câncer de próstata: composta por um tumor maligno, essa é a doença mais grave da próstata, porque ela é assintomática. Geralmente, quando ela é diagnosticada, já está em fase avançada. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, apesar de todas as campanhas de incentivo à prevenção em média, 25% dos pacientes com câncer de próstata vão a óbito devido à doença e 20% dos casos são diagnosticados em estágios avançados.

De forma geral, essas três doenças manifestam sinais de problemas na próstata muito semelhantes e todas precisam ser diagnosticadas e tratadas devidamente.

Afinal, quais são os sintomas de problema na próstata?

Como já falamos, homens de todas as idades precisam ficar atentos a quaisquer sintomas de problema na próstata. Então, como você observou, as doenças podem surgir em pessoas mais jovens também.

Os principais sinais são:

1) Presença de dores: é preciso ficar atento a qualquer dor ao urinar ou ejacular. Bem como na região lombar, pélvica, costas, coxas, testículos, ombros ou braços.

2) Presença de sangue: a presença de sangue na urina ou na ejaculação, com certeza, é um alerta de que algo está errado.

3) Alterações na forma de urinar: um dos sinais é também o aumento ou diminuição do volume da urina, vontade frequente ou reduzidas de ir ao banheiro, micção excessiva no período da noite, incapacidade de reter a urina e fluxo urinário fraco ou interrompido. Além disso, a necessidade de fazer força para conseguir expelir o líquido.

4) Disfunção erétil: qualquer dificuldade para conseguir ou manter a ereção também pode ser mais um dos sinais de alguma disfunção prostática.

Ao perceber algum desses sintomas de problemas na próstata, não deixe de consultar o médico imediatamente.

Como prevenir problemas na próstata?

Em especial, o câncer de próstata é silencioso, e quando os sintomas surgem, geralmente a doença já está em estágio avançado. Por isso, a melhor forma de se prevenir é adotar hábitos saudáveis de vida e consultar o médico regularmente, para realização dos exames preventivos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, quando o câncer é descoberto e tratado no início, as chances de cura chegam a 90%. Por isso, a prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde.

Se você mora em Itajaí, ou na região do Vale, e está procurando uma clínica especializada para fazer uma avaliação individual com oncologista, entre em contato com a Vence Onco. Nossa especialidade é oferecer tecnologia inovadora, além de ajudar a tratar a doença por meio de uma equipe altamente especializada para acolher o paciente. Você pode solicitar sua consulta aqui mesmo em nosso site!

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.