Como é feita a quimioterapia para câncer de próstata?

Como é feita a quimioterapia para câncer de próstata?

Após receber o diagnóstico de neoplasia, muitos pacientes se perguntam como é feita a quimioterapia para câncer de próstata. Afinal, esse é o tratamento que sempre vem à mente quando o assunto é oncologia.

No entanto, nenhum paciente é igual ao outro e, por isso, as condutas no combate aos tumores são variadas, de acordo com as condições de saúde de cada pessoa.

Então, resolvemos preparar este material com as informações mais relevantes sobre o assunto, a fim de que elas possam servir como um guia para as conversas com o médico oncologista, que poderá solucionar outras dúvidas específicas. Acompanhe a leitura!

O que você precisa saber sobre como é feita a quimioterapia para câncer de próstata

A quimioterapia é um tratamento que utiliza substâncias químicas para destruir as células cancerígenas por impedir a divisão das células para que haja criação de novas células neoplásicas.

No caso do Câncer de Próstata, a administração dos remédios é por via intravenosa, com sessões que podem durar de 2 a 4 horas. Previamente à quimioterapia são administradas medicações preventivas para enjoos e outros efeitos colaterais. Os quimioterápicos mais comumente usados para tratamento do Câncer de próstata são o Docetaxel e o Cabazitaxel.

A quantidade de sessões dependerá ainda das estratégias de tratamento, geralmente, é programado de 6 a 10 ciclos conforme a tolerância do paciente e resposta ao tratamento. As sessões são realizadas a cada 2 ou 3 semanas e trata-se de um tratamento ambulatorial, ou seja, após a aplicação o paciente retorna para casa.

Quando é necessária?

As sessões de quimioterapia não são os primeiros recursos usados pelos médicos no combate ao câncer de próstata. Quando a doença é diagnosticada em fase mais inicial os tratamentos envolvem cirurgia, radioterapia e hormonioterapia.

No entanto, quando o oncologista percebe que o caso não tem possibilidade de cura definitiva, não existem respostas eficazes às outras técnicas e as células malignas já entraram em estado de metástase (migração para outras áreas do corpo),a quimioterapia pode se fazer necessária.

É o que chamamos de “quimioterapia paliativa”, que visa amenizar os desconfortos gerados pela doença e prolongar a expectativa de vida. Apesar de haver possíveis efeitos coletarais, ainda assim os estudos demonstram que quando bem indicada, a quimioterapia traz melhora importante da qualidade de vida.

A decisão para iniciar tal conduta leva em consideração várias questões, como o tipo do tumor, a idade do paciente, e se já realizou algum tratamento oncológico anteriormente, por exemplo. É importante que médico e paciente conversem muito e estejam de acordo com o que for estabelecido.

Dói?

Mais uma dúvida que sempre aparece é sobre a dor no momento da sessão. Saiba, portanto, que o incômodo maior é no momento de puncionar a veia, no caso da quimioterapia intravenosa.

Contudo, existem os efeitos colaterais, pois os medicamentos podem também atingir as células saudáveis e não apenas as malignas. Assim, os pacientes costumam vivenciar:

  1. queda de cabelo;
  2. náuseas e vômitos;
  3. diarreia;
  4. feridas na boca;
  5. febre;
  6. tonturas;
  7. perda de peso;
  8. prisão de ventre;
  9. hematomas.

Não deixe de conversar com o seu médico oncologista e receber orientações específicas para aliviar os seus desconfortos. O conhecimento dos efeitos colaterais e das medidas usadas para mitigá-los se faz muito importante, além do acompanhamento da equipe de médicos oncologistas, enfermeiros oncológicos e farmacêuticos.

Aqui, na Vence Onco de Itajaí, você pode realizar as suas sessões de quimioterapia e contar com o auxílio de uma grande equipe de especialistas. Venha conhecer os nossos atendimentos.

Como é feita a quimioterapia para câncer de próstata e as chances de cura?

Como já estamos falando em vencer o câncer de próstata, saiba que as chances de cura podem chegar até 90%, quando diagnosticado precocemente, como afirma o Ministério da Saúde. Então, não deixe de fazer os exames preventivos e manter o acompanhamento médico periódico.

Saiba que estamos à disposição para cuidar bem de você. Podemos mostrar mais detalhes sobre como é feita a quimioterapia para câncer de próstata e solucionar qualquer outra dúvida. Agende uma consulta para receber sua avaliação individual.

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.