A queda de cabelo durante o tratamento do câncer é um assunto comum entre os pacientes oncológicos. Enquanto algumas pessoas não se importam com esse efeito colateral, outras sentem bastante o impacto na autoestima.
Afinal, costumamos sempre cuidar dos nossos cabelos: procurando os melhores produtos, tingindo-os, fazendo cortes interessantes e até realizando procedimentos mais drásticos. Assim, pode realmente ser um choque perceber os fios caindo, o que pode representar uma perda importante da identidade da pessoa, já fragilizada pelo diagnóstico.
Todavia, é necessário lidar com isso e buscar formas de ter maior bem-estar e serenidade durante a luta contra o câncer. Por isso, criamos este material com algumas dicas. Não deixe de conferir!
As condutas que causam a queda de cabelo durante o tratamento do câncer
As células malignas podem ser combatidas de diversas formas e a medicina avança cada vez mais para oferecer tratamentos adequados, de acordo com as condições de saúde de cada paciente.
No entanto, é normal ter efeitos colaterais, sendo que algumas das condutas prescritas pelos médicos promovem a queda de cabelo. Os tratamentos mais comuns que geram isso são os seguintes:
Quimioterapia
A quimioterapia envolve a infusão de medicamentos por via intravenosa ou na versão oral do tratamento. Essas substâncias têm o objetivo de atacar as células malignas causadoras da doença.
Porém, não é possível definir bem o que é o tumor e o que é uma célula saudável. Assim, a quimioterapia também impacta os folículos capilares. O resultado é a queda de cabelo em todo o corpo, incluindo couro cabeludo, sobrancelhas, cílios e barba, por exemplo.
Radioterapia
A radioterapia também visa destruir as células cancerígenas, mas por meio da emissão de radioatividade. Todavia, uma informação interessante, como mostrado pela instituição Oncoguia, é que a perda de fios, nesse caso, ocorre apenas na área que recebe a radiação.
Terapia alvo
A queda de cabelo durante o tratamento do câncer também pode estar associada a um procedimento ainda não tão conhecido: a terapia alvo. Trata-se do uso de medicamentos elaborados para atacar, de maneira específica, as células cancerígenas. Apesar dessa precisão, alguns pacientes podem perceber a queda dos fios, mas com uma intensidade menor do que a gerada pela quimioterapia.
Como diminuir o impacto da queda de cabelo?
Como mencionamos anteriormente, pode ser angustiante ver muitos fios caindo ao mesmo tempo. Portanto, uma estratégia para lidar com o problema é já cortar o cabelo antes mesmo dele cair. Não precisa raspá-lo totalmente, mas ver partes mais curtas caindo pode ser menos doloroso.
No entanto, não é o momento de realizar procedimentos invasivos para evitar a alopecia (queda). O melhor é focar na luta contra o câncer para vencê-la!
Outras dicas são:
- usar shampoos, condicionadores e cremes que não possuam muitos produtos químicos, a fim de não irritar o couro cabeludo;
- preferir fronhas de travesseiros macias;
- usar uma escova de cabelo macia;
- não esfregar muito a cabeça;
- aplicar protetor solar no couro cabeludo.
As perucas como aliadas para lidar com a queda de cabelo durante o tratamento do câncer
Para quem não consegue ficar sem os cabelos, há a possibilidade de optar pelas perucas. Você irá encontrar versões que se assemelham com os seus fios originais ou também pode brincar com cabelos coloridos e cortes irreverentes.
Contudo, é importante buscar perucas confortáveis, para não machucar a pele. Nos momentos de cansaço, há a opção de usar lenços coloridos para compor o look.
O cabelo já está crescendo: o que fazer?
Você já encerrou o tratamento do câncer e os fios estão voltando a crescer? Nessa situação, é bom manter cuidados os mais naturais possíveis, evitando químicas, para que o cabelo possa se fortalecer. Também é indicado buscar a ajuda de um médico dermatologista, responsável pela saúde capilar, a fim de receber recomendações específicas.
Queda de cabelo durante o tratamento do câncer: entender a situação deixa tudo mais tranquilo
Entender o porquê de ocorrer a queda de cabelo durante o tratamento do câncer promove maior serenidade aos pacientes, principalmente ao saber que os fios voltarão a crescer.
Esperamos que este material tenha ajudado. Todavia, caso tenha restado alguma dúvida, venha conversar com os nossos especialistas. Entre em contato com nossa equipe de atendimento. Estamos à disposição!