Nos últimos anos, vemos uma maior procura pelas consultas à distância, uma vez que essa modalidade é capaz de promover praticidade e outros benefícios aos pacientes. Porém, a telemedicina na oncologia funciona?
A resposta é sim! Durante o tratamento oncológico, os atendimentos nessa modalidade contribuem para o fortalecimento da relação entre médico e paciente, além de ser um recurso simples para solucionar dúvidas cotidianas que podem aparecer.
Na Vence Onco, nós conhecemos tais vantagens, pois vemos como o serviço de telemedicina que oferecemos ajuda na rotina dos nossos pacientes. Por isso, vamos te explicar os detalhes desse tema. Continue lendo!
A telemedicina é autorizada?
Por muitos anos, a telemedicina esteve envolvida em debates entre as entidades médicas. No entanto, o ponto de virada foi a pandemia de covid-19, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou a realização das consultas à distância, como forma de evitar aglomerações nas instituições de saúde por casos que não eram emergências.
Nesse período, de 2020 a 2021, mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas à distância em todo o Brasil, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital.
Depois do fim da crise sanitária, a entidade revisou a liberação e emitiu a Resolução CFM nº 2.314/2022, que reúne todas as atuais diretrizes que devem envolver as consultas à distância.
Telemedicina, oncologia e as 5 principais vantagens para os pacientes
Ao entender o processo de autorização da telemedicina, é possível também perceber que é uma forma segura de atendimento nas situações em que não há necessidade de realizar exames físicos no consultório.
Por meio disso, várias vantagens surgem e possuem o poder de deixar o tratamento oncológico mais tranquilo. Quer saber como? Confira a seguir!
1. Comunicação rápida durante pequenos contratempos
Telemedicina e oncologia são grandes aliadas, promovendo o auxílio rápido que os pacientes precisam quando algum pequeno contratempo ocorre.
Por exemplo: após uma sessão de quimioterapia, as náuseas chegaram com mais força do que o usual? Em um cenário assim, você pode entrar em contato com o seu médico, sem a necessidade de ir à clínica ou hospital, para pedir orientações de como aliviar o incômodo.
Com isso, é possível solucionar intercorrências simples de forma mais prática e também confortável.
2. A parceria para os bons hábitos pode passar pela telemedicina
Para navegar nas várias opções de tratamentos oncológicos, é interessante quando médicos e pacientes constroem relações de parceria e confiança, a fim de estabelecer quais técnicas serão colocadas em prática no combate à doença.
O mesmo pode acontecer com os hábitos rotineiros que ajudam a melhorar o bem-estar durante o processo, como ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios, dormir bem, cuidar da saúde mental, manter o contato com as pessoas amadas e várias outras ações benéficas.
Para que essas conversas aconteçam, não é preciso se deslocar até o consultório médico. Aproveite a telemedicina e mantenha o contato com o seu oncologista, de forma que tais momentos de trocas de experiências e soluções de dúvidas se tornem simples e práticos.
3. Conforto como base
É claro que não podemos deixar de listar o conforto promovido pela associação telemedicina-oncologia. Afinal, não é preciso sair de casa ou do trabalho, enfrentar o trânsito e aguardar o horário do atendimento para uma consulta.
Temos a oportunidade de aproveitar as tecnologias para que, com um clique, já iniciemos a conversa com nossos médicos!
4. Telemedicina e oncologia juntas para evitar as infecções
Determinados tratamentos oncológicos enfraquecem o sistema imunológico. Com isso, os pacientes possuem mais riscos de contrair infecções virais, bacterianas ou fúngicas, consequentemente, prejudicando as condições gerais de saúde.
Portanto, a telemedicina é um recurso para poupar essas pessoas da necessidade de estar presente em ambientes que podem ser cheios desses microrganismos maléficos.
Assim, o paciente se resguarda ao poder manter suas consultas, sem o perigo de contrair alguma enfermidade.
5. Ter o apoio de médicos de diversas regiões
A medicina não para e sempre existe um profissional, em algum ponto do mundo, pesquisando sobre determinado aspecto que irá impactar na eficácia de um tratamento oncológico.
Temos que aproveitar a possibilidade de entrar em contato com tais especialistas e receber as orientações deles para os cuidados com a nossa saúde.
Com a telemedicina, você, os médicos que te acompanham e outros especialistas podem conversar de forma facilitada, trocando a antiga necessidade de fazer longas viagens por apenas clicar em um link.
Leia também: Entenda os benefícios das terapias de suporte no tratamento do câncer
Telemedicina e oncologia na Vence Onco
Obviamente, não ficamos de fora de todos esses benefícios que podem ser conquistados com a ligação entre telemedicina e oncologia. Então, caso você queira aproveitar esses recursos, marque uma consulta pelo nosso site.
Também conheça outras formas de cuidados que colocamos em prática, assim como conteúdos interessantes sobre prevenção e tratamento contra o câncer, em nossas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e Facebook!