5 cuidados com a pele no verão

5 cuidados com a pele no verão

Os cuidados com a pele no verão precisam ser redobrados. Afinal, por ser a estação mais quente do ano, tornam-se frequentes os passeios à praia, piscina, lagos e rios. Sem contar que temperaturas elevadas favorecem o aumento dos raios solares UVA e UVB.

As precauções tem motivo: a radiação do sol é a vilã por trás do câncer de pele. Estamos falando do tipo de neoplasia mais comum entre os brasileiros, com cerca de 185 mil novos casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Isso sem esquecer dos outros prejuízos que o sol pode causar na pele, que é o maior órgão do nosso corpo. Então, vamos conhecer alguns cuidados simples, mas que não podem ficar de fora do nosso verão?

Os riscos da exposição excessiva da pele aos raios solares

O sol emite dois tipos de raios, conhecidos como radiação ultravioleta. Os UVB atingem as camadas superficiais da pele e os UVA penetram de forma mais profunda a derme. A exposição excessiva e a falta de proteção contra a radiação podem causar:

Assim, os cuidados com a pele no verão precisam ser maiores porque o sol incide com mais força na Terra.

O protetor solar é o principal aliado nos cuidados com a pele no verão

Dicas de cuidados com a pele no verão

É hora de conhecer os hábitos que não podem faltar, a fim de fazer com que as memórias do verão sejam apenas boas, e não deixem malefícios à saúde da pele.

1. Use protetor solar

A SBD recomenda o uso do protetor solar diariamente. Esse está entre os principais cuidados com a pele no verão e em todos os dias do ano, inclusive no inverno e dias nublados, mesmo que você fique em casa.

Em casos de idas à praia ou piscina, é recomendado aplicar o produto 30 minutos antes de se expor ao sol. Também é indicada a reaplicação a cada duas horas ou sempre que entrar na água.

2. Mantenha a pele hidratada

Uma característica comum do verão é o ressecamento cutâneo. Por isso, investir na hidratação também está entre as dicas de cuidados com a pele. Preferencialmente, o produto deve ser aplicado pela manhã e à noite.

Investir na hidratação ajuda na integridade da camada de proteção do tecido. Isso irá evitar descamação, ressecamento, irritações, infecções e o envelhecimento precoce.

3. Atenção aos tratamentos de pele no verão

A depilação torna a região mais sensível. Então, expondo-se ao sol há mais chances de irritação e o surgimento de manchas.

Por isso, o ideal é fazer o procedimento, tanto com cera quanto com laser, no mínimo 48 horas antes de ir curtir uma praia ou piscina.

4. Evite o sol

Toda exposição excessiva deve ser evitada. Afinal, como já mencionamos, os raios UVB e UVA são fatores de risco ao câncer de pele.

Para quem gosta de curtir esses ambientes ou outras áreas abertas, o ideal é permanecer na sombra. Também é recomendado não ficar exposto no período compreendido entre 10 e 16 horas. Esse é o horário de maior incidência da radiação solar.

O uso de chapéus, roupas com proteção contra os raios e óculos de sol também contribuem para a prevenção.

5. Beba bastante água

Além da hidratação com dermocosméticos apropriados, também é importante beber bastante água, em média de dois a três litros por dia.

Hidratar o corpo de dentro para fora faz toda a diferença para o seu bom funcionamento, sendo que isso também reflete beleza.

Porém, lembre-se: o líquido mais saudável é a água. Não a troque por refrigerantes ou bebidas alcoólicas, por exemplo.

Efeitos a longo prazo

Os cuidados com a pele no verão serão sentidos a longo prazo. Isso porque o câncer de pele tem fator cumulativo. Ou seja, a exposição solar desprotegida durante anos irá impactar nas chances de desenvolver a doença.

Portanto, é preciso ficar atento aos sinais de alerta de tumores. São eles:

  1. feridas que não cicatrizam;
  2. manchas que coçam, sangram ou descamam;
  3. pintas que mudam de cor, tamanho e formato.

Vale destacar que existem diferentes tipos de câncer de pele: os mais comuns são o carcinoma basocelular e o escamoso. Também há o melanoma, que é raro, mas agressivo, podendo até mesmo gerar metástase.

Percebeu algo estranho? Procure ajuda médica, seja do dermatologista ou do oncologista. A equipe da Vence Onco está à disposição para lhe ajudar.

Cuide da pele no verão e em todas as épocas do ano!

A saúde é o que temos de mais importante! Por isso, devem fazer parte da rotina os cuidados com a pele no verão e em todas as épocas do ano, assim como as precauções com os demais aspectos do nosso corpo.

Em nossas redes sociais, você pode conferir mais dicas e orientações. Acesse e aproveite os conteúdos no Instagram, Facebook e Youtube.

Publicado por: - Oncologista - (CRM-SC 19056 | RQE 10698 / 11095)
Médico oncologista, formado em Medicina pela UFRJ. Fez residência em Clínica Médica na mesma instituição e especialização em Oncologia Clínica pela UFMG. Desde então, atua com foco no cuidado integral, humano e baseado em ciência para pacientes em tratamento oncológico.