O câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, com cerca de 71 mil novos diagnósticos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com tamanha incidência, a doença precisava de uma campanha de conscientização. Assim, nasceu o Novembro Azul.
Além disso, ainda lidamos com a resistência masculina em buscar ajuda para os cuidados com a saúde. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, por exemplo, revelou que 70% dos pacientes homens procuram o médico por influência da família, mas metade deles adiam esse cuidado e chegam ao consultório com doenças em estágio avançado.
Portanto, a campanha tem um objetivo abrangente: mostrar o que é o câncer de próstata e a importância de procurar auxílio médico o quanto antes, a fim de aumentar as chances de cura. Vamos entender mais sobre isso? Continue lendo.
O que é a próstata?
Para começar, vale saber o que é a próstata. Trata-se de uma glândula exclusivamente masculina, situada abaixo da bexiga e à frente do reto, com o tamanho aproximado de uma noz.
Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, responsável por nutrir e proteger os espermatozoides durante a ejaculação.
Porém, com o passar dos anos, especialmente após os 50, a próstata pode aumentar de tamanho ou desenvolver alterações, algumas benignas e outras malignas, como o câncer.

Os sintomas do câncer de próstata
Como saber que a próstata está com um tumor maligno? Infelizmente, nos estágios iniciais, a doença nem sempre apresenta sintomas. Com o avanço, podem surgir os seguintes incômodos:
- dificuldade para urinar, com um fluxo fraco de urina;
- muita vontade de urinar, mas pouco líquido;
- presença de sangue na urina;
- dores ósseas, como na pelve e nas pernas.
O ideal é não esperar esses sinais surgirem para buscar ajuda médica. Portanto, é necessário manter uma rotina de cuidados.
Novembro Azul e o diagnóstico precoce
Um dos principais objetivos da campanha Novembro Azul é mostrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Afinal, quando o tumor é descoberto rapidamente, as chances de cura podem superar 90%.
Para que isso aconteça, é essencial realizar os exames de rastreio, indicados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) a partir dos 50 anos de idade. No entanto, quem tem histórico de câncer na família, principalmente quando ele atingiu o pai ou irmãos, precisa iniciar esses cuidados antes.
Os procedimentos recomendados são:
- exame de sangue PSA: verifica a concentração do antígeno prostático específico (PSA),uma substância produzida pelas células do próstata, inclusive quando elas são cancerígenas;
- toque retal: apenas o teste de sangue não é suficiente. Portanto, o toque retal ajuda o médico a perceber o tamanho e formato da próstata;
- exames de imagem: em alguns casos, o especialista também pode solicitar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética, a fim de observar ainda melhor a glândula;
- biópsia: quando há suspeita de câncer, a biópsia ajuda a fechar o diagnóstico, pois verifica como são as células presentes na região.
Cada paciente terá recomendações específicas. Portanto, é fundamental fazer consultas médicas periódicas e conversar com seu médico sobre o que é melhor para si.
Na Vence Onco, temos especialistas sempre prontos para ajudar e promover saúde! Você pode agendar uma consulta pelo nosso site.
Os tratamentos
Receber o diagnóstico de câncer de próstata não é fácil, mas, caso você esteja nessa situação, lembre-se que mencionamos anteriormente que as taxas de cura são altas.
Também existem várias opções de tratamentos e a campanha Novembro Azul nos informa sobre isso. A primeira forma de cuidado é a cirurgia, com a retirada de parte ou de toda a glândula.
Geralmente, também é recomendada a radioterapia. Para alguns casos, os médicos podem prescrever quimioterapia e também imunoterapia.
O importante é seguir as recomendações corretamente e, assim, conquistar a saúde de volta!
Novembro Azul e a prevenção
O câncer de próstata também tem prevenção. Com alguns hábitos simples, é possível diminuir os riscos de desenvolver o tumor maligno. Por isso:
- tenha uma alimentação saudável;
- mantenha-se no peso ideal;
- pratique atividades físicas;
- não fume;
- evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- proteja-se contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
- faça as consultas médicas periódicas e os exames de rastreio.
Novembro Azul e a saúde masculina
Saiba que a campanha Novembro Azul vai muito além do câncer de próstata. Ela aborda ainda os cuidados com a saúde dos homens em geral, tanto fisicamente quanto mentalmente.
Assim, as ações do mês são voltadas ainda para a conscientização acerca da necessidade de realizar as consultas e os exames que analisam o funcionamento de todo o organismo, não só da próstata.
Você está com esses cuidados em dia? Queremos vê-lo com saúde! Sempre publicamos conteúdos para auxiliar na qualidade de vida e bem-estar. Você pode conferir nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

