O diagnóstico de um câncer e a busca pela cura da doença estão atrelados. Afinal, a medicina evolui a passos largos e os pacientes têm ao alcance vários tipos de condutas para ajudá-los. O mesmo acontece quando pensamos nos tratamentos para mieloma múltiplo.
A lista de medicamentos e terapias que podem ser utilizadas para tratar esse câncer no sangue é longa. Obviamente, as estratégias variam de acordo com o estágio da doença, as condições de saúde do paciente e outros fatores.
Porém, o que precisa estar em mente é que é possível tratar, controlar e promover maior qualidade de vida a quem enfrenta essa neoplasia. Vamos entender mais sobre o assunto? Acompanhe este material que criamos!
O que é o mieloma múltiplo?
Antes de tudo, é importante entender o que é esse câncer, que afeta as células do sangue chamadas de “plasmócitos”. São elas que auxiliam na produção de anticorpos, ou seja, as moléculas que atuam no sistema imunológico para proteger o nosso corpo de infecções.
O que acontece no mieloma múltiplo é a replicação anormal e desordenada dos plasmócitos (ainda enquanto são produzidos pela medula óssea),fazendo com que eles “tomem o lugar” das demais células sanguíneas. Essa neoplasia é mais comum na terceira idade, a partir dos 65 anos. São mais de 170 mil casos diagnosticados por ano, em todo o mundo, segundo um levantamento da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os sintomas mais comuns são:
- cansaço / fadiga;
- dor nos ossos;
- fraturas;
- diminuição da quantidade de urina;
- infecções.
Você notou algum deles? Procure ajuda de um médico.
Os 6 principais tratamentos para mieloma múltiplo
Depois de conhecer o que esse câncer causa no organismo, é hora de ficar por dentro dos tratamentos para mieloma múltiplo. Essa área sofreu uma evolução dentro da hematologia nos últimos anos, com novas drogas e opções de medicações surgindo anualmente.
Veja a seguir como existem vários medicamentos que podem ser usados isoladamente ou em combinação, muitos sendo terapias bastante conhecidas na medicina oncológica.
Imunoterapia
Trata-se do uso de determinados medicamentos, formulados especificamente para cada paciente, que possuem o objetivo de “treinar” o sistema imunológico para que ele ataque as células cancerígenas. As substâncias utilizadas na imunoterapia são chamadas de “anticorpos monoclonais” e podem ser aplicadas de forma endovenosa (na veia) ou como uma injeção na pele (subcutânea).
Inibidores de proteassoma
Mais um grupo de remédios pode entrar nas estratégias dos tratamentos para mieloma múltiplo: os inibidores de proteassoma. A função deles é decompor as proteínas das células cancerígenas, fazendo com que elas fiquem acumuladas e causem a morte celular.
Imunomoduladores
Esses são agentes que atuam diretamente no sistema imunológico, ajudando a melhorar e ajustar a atividade de algumas células imunes que ajudam também na destruição dos plasmócitos doentes.
Quimioterapia
Entre as condutas oncológicas clássicas está a quimioterapia que, por meio de medicamentos, visa destruir as células malignas do mieloma múltiplo. Além disso, a equipe médica também pode utilizar essa terapia com o objetivo de atrasar o crescimento de mais células.
Radioterapia entre os tratamentos para mieloma múltiplo
Outro tratamento bastante conhecido e utilizado em pacientes com esse câncer sanguíneo é a radioterapia. Dentro do Mieloma, a indicação é bastante específica para pacientes que tem acometimentos extra-medular da doença, ou seja, foram do ambiente da medula óssea. O uso dela também propõe eliminar ou diminuir a quantidade de células cancerígenas no organismo, mas, ao contrário da quimioterapia, isso é feito por meio de radiações ionizantes.
Transplante de medula óssea
Um dos tratamentos para mieloma múltiplo é o transplante de medula óssea autólogo. Esse tratamento é uma forma de intensificar a resposta a quimioterapia e prolongar o efeito dos tratamentos realizados anteriormente. É necessária uma avaliação criteriosa dos pacientes aptos a realizar esse tratamento, visto que é uma terapia mais intensiva.
Quando optar por cada tipo de tratamento?
O mieloma múltiplo é um câncer complexo e nem sempre o objetivo dos médicos será alcançar a cura completa. Na maioria dos casos, a meta é controlar a doença, evitar a progressão e amenizar os sintomas.
Isso porque esta neoplasia tem evolução lenta e é possível apenas acompanhá-la por um longo período, intervindo apenas quando os sintomas aparecerem ou houver uma recaída. Então, é fundamental conversar com o Hematologista para determinar qual será a estratégia de ação contra o mieloma múltiplo. Todavia, saiba que o bem-estar e a qualidade de vida sempre estarão em foco!
Além dos tratamentos para mieloma múltiplo
Você pode ir muito além do conhecimento acerca dos tratamentos para mieloma múltiplo. Em nossas redes sociais, publicamos diversos conteúdos sobre o mundo da oncologia, que irão ajudar você a cuidar da saúde e viver plenamente! Venha nos seguir e ficar por dentro de tudo pelas nossas páginas no Instagram e no Facebook.