A vida após o câncer: como voltar à rotina?

A vida após o câncer: como voltar à rotina?

Durante o tratamento oncológico, o momento tão sonhado é chegar à etapa da vida após o câncer. Porém, quando essa fase é alcançada, pode surgir uma sensação de confusão e de não saber o que fazer dali em diante.

Afinal, precisamos manter em mente a boa notícia de que o câncer tem tratamento, controle e cura. No entanto, após passar meses ou até anos com o foco no combate ao tumor, é normal se sentir “perdido” ou com a angústia da possível volta da doença.

Por isso, preparamos este “guia” para ajudar quem ainda está procurando o que fazer quando as terapias oncológicas saem da agenda. Continue lendo e se inspire para a sua vida após o câncer.

Mantenha as consultas e exames necessários

Depois do fim do tratamento, mesmo quando não há sinais de células malignas, ainda é necessário manter check-ups médicos por determinados períodos de tempo, de acordo com suas condições de saúde.

Essas consultas e exames visam verificar se há recidiva do câncer, ou seja, o retorno das células malignas. Assim como no diagnóstico inicial, quanto antes o tumor for identificado, melhor para a eficácia das terapias que serão utilizadas.

Cuide da sua saúde mental na vida após o câncer

Apesar da alegria por combater uma neoplasia, a saúde mental pode ficar abalada na vida após o câncer. O estresse e o medo que costumam acompanhar os tratamentos não desaparecem de um dia para o outro, especialmente se geraram situações mais críticas, como quadros de depressão.

Além disso, a ansiedade pode marcar presença em razão da angústia por uma possível recidiva. Portanto, não deixe de se cuidar mentalmente e busque ajuda de profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras.

Aceite que é impossível ter controle de tudo

Em meio aos cuidados com a mente, algo precisa ser trabalhado: a aceitação que é impossível ter controle de tudo, especialmente com o que acontece no âmbito da saúde.

Então, mantenha bons hábitos de vida, como alimentação equilibrada, exercícios físicos e os demais cuidados prescritos pela sua equipe médica, sabendo que, mesmo se o câncer retornar, existem tratamentos viáveis.

Comemore as conquistas da vida após o câncer

Acalme a ansiedade, mas não deixe de celebrar as conquistas, por menores que elas possam parecer. Quando tiver boas notícias em um exame, por exemplo, celebre junto daqueles que você ama.

Realize as reabilitações necessárias

O câncer ou o tratamento dele pode deixar algumas sequelas, como dificuldades na alimentação, fala, deglutição ou respiração. Portanto, busque ajuda de especialistas nas áreas em que você necessita, por exemplo, nutricionistas, dentistas, fonoaudiólogos e médicos.

Outra consequência comum é a perda de massa muscular, que pode gerar fraqueza e até mesmo dificuldade de movimentação. Nessas situações, fisioterapeutas, médicos do esporte e personal trainers contribuem para guiar nos exercícios que irão restabelecer a composição dos músculos no organismo.

A retomada do trabalho na vida após o câncer

Não podemos nos esquecer que a vida após o câncer vai além das questões de saúde, pois também é necessário ter um olhar cuidadoso aos aspectos sociais e econômicos. Um exemplo é a volta ao trabalho.

Caso você esteja sem emprego ou queira mudar de profissão, uma dica é buscar apoio em profissionais que atuam com orientação de carreira ou conversar com pessoas que já estão na área em que você deseja ingressar.

Aproveite para preencher sua rotina com o que você gosta

Depois de um tempo com a agenda cheia de consultas, exames e tratamentos, aproveite a rotina mais livre da vida após o câncer para realizar aquelas atividades que ficaram no “modo espera”.

Volte a praticar seus hobbies ou encontre novos, saia com amigos, procure grupos de pessoas que possuam interesses em comum e retome projetos.

Contudo, não se force a fazer o que não deseja apenas para recuperar o “tempo perdido”. Tudo bem se você quiser apenas descansar ou curtir momentos mais introspectivos.

Nós estamos ao seu lado na vida após o câncer

A vida após o câncer pode chegar com desafios novos, mas é possível enfrentá-los. Nós, da Vence Onco de Itajaí, estamos ao seu lado para ajudar no que for necessário nesta nova etapa.

Por isso, sempre publicamos dicas e orientações interessantes em nossas redes sociais. Venha conferir e não perder nada: estamos no Instagram e Facebook.

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.