Você sabe o que é recidiva do câncer e por que acontece?

Você sabe o que é recidiva do câncer e por que acontece?

Receber alta do tratamento oncológico é sempre um momento de grande alegria. Porém, os médicos evitam chamar essas situações de “cura” e isso tem um motivo: a possível recidiva do câncer

Esse é o grande temor dos pacientes, pois, trata-se da volta da doença, mesmo que as condutas iniciais para tratá-la tenham sido bem sucedidas. Contudo, as células malignas podem ressurgir semanas, meses ou até anos após a alta.

É por isso que os pacientes precisam realizar exames e consultas de rotina por um longo tempo e, para alguns casos, a cura chega depois de cinco anos sem recidivas. Em outros, o período é ainda maior.

Por mais que esse assunto cause medo, precisamos falar sobre ele. Afinal, com informação de qualidade, é possível entender o que está acontecendo no organismo e enfrentar os desafios com serenidade. Portanto, acompanhe este material que preparamos, com orientações dos médicos daqui, da Vence Onco, para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto!

Por que a recidiva do câncer acontece?

Essa é a pergunta que vive na mente dos pacientes oncológicos. Você também tem essa dúvida? Saiba que o que acontece é que podem restar pequenas células malignas no corpo, mesmo após um bom tratamento.

Nem sempre elas são detectadas pelos exames, sejam eles de imagem ou laboratoriais. Todavia, com o tempo, essas células se expandem e formam novos tumores. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), existem três principais tipos de recidivas. São eles:

  • o local: quando o câncer volta no mesmo órgão de antes;
  • o regional: recidiva no fígado por linfonodos próximos as região onde estava o estômago.
  • à distância: como o próprio nome diz, o tumor volta em outra parte do corpo.

Os sintomas da recidiva

É complicado fazer uma lista dos sintomas que indicam uma recidiva de câncer. Isso porque cada doença apresentará seus próprios indícios. Um paciente com tumor na próstata, por exemplo, não terá os mesmos incômodos de um com malignidade na tireoide.

Todavia, podemos citar sinais de que há algo errado no corpo. Tenha atenção a isso:

  1. perda de peso sem motivo aparente;
  2. cansaço excessivo;
  3. sangue nas fezes e/ou urina;
  4. febre frequente;
  5. dores;
  6. hematomas pelo corpo sem nenhuma razão;
  7. nódulos perceptíveis.

Percebeu esses sintomas? É hora de conversar com o seu médico! Aqui, na Vence Onco, você consegue marcar consultas pelo nosso site, de forma bem prática. 

É possível prevenir a volta do câncer?

Infelizmente,  não são 100% dos casos preveníveis, mas em muitas situações realizar tratamento oncológico posterior a cirurgia pode reduzir consideravelmente a chance de recidiva. Além dos hábitos saudáveis.

Então, coloque no seu dia a dia esses cuidados:

  • ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, grãos, carnes magras e carboidratos de boa qualidade;
  • evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos, processados e embutidos;
  • praticar exercícios físicos;
  • não fumar;
  • evitar a ingestão de muita bebida alcoólica;
  • manter-se no peso ideal. 

Precisamos dar destaque para algo fundamental para a prevenção: realizar as consultas periódicas com o médico oncologista e os exames que ele prescrever. Após a alta do tratamento, o paciente terá que manter esse acompanhamento. De início, o mais comum é a cada três meses. Com o passar do tempo, o período pode aumentar, como consultas semestrais ou anuais. 

O câncer voltou! E agora?

Receber a notícia de que o câncer voltou pode ser extremamente triste. Porém, o importante é não perder a esperança e ver que ainda existem vários tratamentos disponíveis.

Claro que as estratégias de luta contra a doença podem mudar. Geralmente, os médicos não utilizam os mesmos tratamentos realizados anteriormente, pois as células malignas podem ter desenvolvido uma certa “resistência”.

Contudo, vale lembrar que as opções de cuidado são várias: cirurgias, medicamentos, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia, por exemplo. 

Caso você esteja nessa situação, converse bastante com o seu médico e vá à luta. Você é capaz de vencer o câncer novamente!

Leia também:Como funciona a quimioterapia?

Ficou com alguma dúvida sobre a recidiva do câncer?

Temos consciência de que esse é um tema que gera muitas perguntas. Então, saiba que os nossos especialistas estão à disposição para solucionar qualquer dúvida sobre a recidiva do câncer. Você pode entrar em contato pelo nosso site

Também te convidamos a nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das nossas dicas e materiais que ajudam a cuidar da saúde. Estamos no Instagram e no Facebook

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.