Assim como várias outras partes do nosso corpo, o sistema nervoso central também pode ser afetado por células malignas. No entanto, em comparação com outras neoplasias, nem sempre escutamos muito sobre o câncer de cérebro.
Temos que mudar essa situação, pois além de ser uma doença grave, esse tipo de câncer pode ter tratamentos mais eficazes quando descoberto precocemente. Também é interessante entender que não existe apenas um tipo de câncer de cérebro, mas vários.
Então, continue a leitura para aprender sobre esse assunto e saber quando ligar o sinal de alerta. Confira!
Os 6 principais tipos de câncer de cérebro
A depender das células em que a doença é originada, o câncer cerebral é chamado de diferentes formas. Além disso, ele pode ser caracterizado como primário, quando tem início no próprio cérebro, ou secundário, nas situações em que é resultado de uma metástase vinda de outro órgão. Confira os seis principais tipos de câncer de cérebro a seguir.
Gliomas
As células gliais são tipos de neurônios. Assim, o câncer de cérebro gerado nessas estruturas é chamado de glioma. Ele também é subdividido em oligodendroglioma e o ependimoma, que possuem crescimento lento.
Na mesma categoria, ainda temos o glioblastoma multiforme (GBM) e as astrocitomas, que crescem rapidamente e são mais agressivos. Os gliomas envolvem cerca de 30% dos cânceres cerebrais, sendo um dos grupos mais comuns.
Meningiomas
Outros 30% são compostos pelos meningiomas, que atingem o cérebro e a medula espinhal (outra parte que compõe o sistema nervoso central). Estes tumores surgem nas meninges, as membranas que revestem essas estruturas.
Saiba ainda que esse tipo de câncer de cérebro é mais comum entre as mulheres, pois está relacionado aos hormônios reprodutivos femininos, inclusive os presentes na gestação. A boa notícia é que costumam ser pouco agressivos e possuem boas chances de cura.
Leia também: 4 tipos de câncer mais comuns em mulheres
Shawannomas
O nome desse câncer cerebral vem das células de Schwann, que estão na bainha de mielina, uma parte do sistema nervoso que reveste os nervos cranianos e periféricos. A área afetada pelos Shawannomas é mais próxima dos canais auditivos e músculos faciais. Isso interfere nos sintomas que irão aparecer (ainda iremos falar sobre eles neste material).
Meduloblastoma é outro câncer de cérebro
Um tipo de câncer de cérebro com maior frequência em crianças é o meduloblastoma e, infelizmente, é muito agressivo. As células cancerígenas podem adentrar o líquido cefalorraquidiano (presente na medula espinhal) e se espalhar para outras partes do corpo.
Tumores de hipófise
A hipófise é uma glândula cerebral que comanda várias outras na produção de hormônios. Quando algum tumor aparece nela, pode ser funcionante (libera hormônios no corpo) ou não-funcionante (quando essas substâncias não são secretadas). Em alguns casos, o nódulo é benigno e requer apenas o acompanhamento do médico neurologista e do endocrinologista.
Craniofaringiomas
Esse tipo de câncer de cérebro surge um pouco acima da hipófise e, assim como o meduloblastoma, é mais comum em crianças e adolescentes. Não costumam gerar metástase, mas podem causar sequelas graves, como danos à visão e à audição.
Quando ficar alerta ao câncer de cérebro?
Analise a seguinte lista:
- dores de cabeça diferentes das que você costumava ter ou mais fortes;
- crises convulsivas;
- mudanças de comportamento (maior irritabilidade ou apatia);
- problemas auditivos ou visuais;
- dificuldade de raciocínio;
- perda da força nos membros.
Esses são os sintomas de câncer de cérebro. Ao notá-los, procure ajuda médica. Você pode marcar um atendimento com os nossos especialistas, da Vence Onco em Itajaí.
Os tratamentos
Sabemos que é angustiante confirmar o diagnóstico de câncer no cérebro e cerca de 11 brasileiros recebem essa notícia por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Todavia, a doença tem tratamento! O médico pode optar pela cirurgia de remoção do tumor, quando é possível fazer isso sem gerar danos às funções cerebrais.
Além disso, há ainda a quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, que visam destruir as células cancerígenas presentes. Outras terapias também podem fazer parte da luta contra esse câncer, para promover qualidade de vida aos pacientes.
Leia também: Entenda os benefícios das terapias de suporte no tratamento do câncer
Para além do câncer de cérebro: atente-se à sua saúde
Apesar do câncer de cérebro ser algo grave, nós também precisamos ficar atentos a vários outros aspectos da nossa saúde. Então, para ajudar a se cuidar, estamos sempre publicando conteúdos em nossas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e Facebook para conferir e aprender muito mais!