4 tipos de câncer mais comuns em mulheres

4 tipos de câncer mais comuns em mulheres

O assunto de hoje é uma das pautas mais importantes que já abordamos no blog da Venco Onco, nele você conhecerá quais são os 4 tipos de câncer mais comuns em mulheres, com base nos últimos levantamentos sobre o assunto, no Brasil e no mundo.

Portanto, se você, mulher, recebeu um diagnóstico oncológico, ou mesmo se o câncer não é a sua realidade, mas você quer entender mais sobre o assunto, a fim de conhecer quais atitudes podem ser tomadas em ações preventivas, esse conteúdo é para você!

Os 4 tipos de câncer mais comuns em mulheres

Segundo o último levantamento mundial (2018) o câncer é o principal problema de saúde pública no mundo.

O mundo deve registar em média 18 milhões de novos casos de câncer, sendo que 47% destes devem acometer as mulheres. Sendo que os tipos de câncer mais comum em mulheres são.

  • Câncer de mama
  • Câncer de cólon e reto
  • Câncer pulmão
  • Câncer de colo do útero

Diante dessa informação, entenderemos um pouco mais sobre cada um desses tipos de câncer.

O Câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama, podendo ter desenvolvimento rápido ou lento. Seus primeiros sintomas geralmente são:

  • nódulo (caroço),fixo e geralmente indolor;
  • eritema (vermelhidão na pele);
  • pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • saída de líquido anormal pelos mamilos.

Como prevenção, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda exames mais frequentes, como a mamografia a partir dos 50 anos e o auto exame de toque, pois quando a doença é detectada precocemente, há chance de cura em 90% dos casos.

O tratamento neste e em outros tipos de câncer é sempre indicado pelo médico.

Câncer cólon e reto

Segundo dados divulgados pelo INCA, estima-se que por ano o Brasil registra cerca de 17 mil novos casos deste câncer só em mulheres. Este tipo de tumor está ligado a fatores genéticos e hábitos de vida.

Embora esse câncer não gere sintomas em fase inicial, seus sintomas mais comuns são:

  • dor abdominal;
  • alterações do hábito intestinal;
  • eliminação de sangue nas fezes

A prevenção pode ser feita com medidas simples como o controle do peso, realização de atividades físicas e alimentação saudável.

O diagnóstico é feito por colonoscopia que permite a identificação da lesão, mesmo em casos precoces.

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o terceiro dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres, segundo o levantamento nacional.

A doença é considerada um dos tipos de câncer mais agressivo, sendo também o mais fácil de ser evitado, pois o principal fator de risco para a doença é o tabagismo, segundo o centro de oncologia nacional.

Os sintomas da doença incluem:

  • tosse (acompanhada de sangue ou não);
  • dores no peito;
  • espirros
  • e em alguns casos perda de peso.

O tratamento dessa doença é dificultado porque seus sintomas só costumam aparecer já diante de um estado avançado. Para evitar o câncer de pulmão, a principal recomendação é não fumar.

Câncer de colo do útero

Esse último dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres é exclusivo do sexo feminino, e também é motivo de alerta.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, cerca de 16 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo de útero por ano.

  • Essa é uma doença que pode ser evitada com o uso da vacina contra o HPV, indicada para meninas na faixa etária dos 9 aos 13 anos;
  • Realização do Exame Papanicolau a partir dos 25 anos.

Esse tipo de câncer tem um desenvolvimento mais lento, em seu início não causa sintomas, mas com a evolução do quadro, pode apresentar sintomas como:

  • sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual;
  • secreção vaginal anormal;
  • dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

Observação: todas essas informações foram obtidas através do portal do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Os dados considerados neste levantamento em questão foram obtidos por meio dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP),Registros Hospitalares de Câncer (RHC) e pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

Nós da clínica Vence Onco reforçamos o nosso compromisso em te ajudar a enfrentar esse momento e/ou a entender melhor tudo o que é preciso para garantir mais qualidade de vida,  e nos colocamos à disposição a qualquer momento para esclarecer suas dúvidas.

Fale conosco aqui e não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais Instagram  e Facebook.

Caso tenha interesse, leia outros conteúdos em nosso blog:

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.