Não é fácil receber a notícia de que há um tumor no corpo e, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca),mais de 700 mil brasileiros enfrentam esse diagnóstico por ano. Todavia, em meio à angústia e ansiedade, o foco deve se voltar para o tratamento do câncer.
Afinal, a medicina evolui cada vez mais e já existem diversas estratégias que contribuem para a luta contra a doença. Cada paciente receberá uma prescrição diferente, mas os principais objetivos envolvem acabar com as células cancerígenas e promover qualidade de vida.
Então, que tal aprender mais sobre o tratamento do câncer? Confira este guia que preparamos para explicar tudo sobre o assunto!
A evolução do tratamento do câncer
Atualmente, temos diferentes tipos de tratamentos para o câncer, mas nem sempre foi assim. Antigamente, quando um tumor conseguia ser diagnosticado, o que restava era remoção cirúrgica dele, mas somente por pacientes que conseguiam arcar com essa assistência médica.
Em 1902, foi descoberto o elemento radioativo rádio, que auxiliou a medicina na tarefa de impedir que as células cancerígenas se multiplicassem. Já nas décadas de 1940 e 1950, foi a vez do surgimento da quimioterapia. Isso aconteceu com a observação das pessoas atingidas pelo gás mostarda durante a Segunda Guerra Mundial.
Cientistas perceberam que esses sobreviventes do conflito possuíam menores proliferações de células malignas na medula óssea. A partir disso, iniciaram estudos com medicamentos que também impediam a multiplicação dessas estruturas do câncer, dando início ao cuidado até hoje utilizado.
Atualmente, além de vários outros métodos do tratamento do câncer, temos que ressaltar ainda as terapias de suporte. Elas envolvem o acompanhamento multidisciplinar do paciente, com médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, fonoaudiólogos e muito mais para promover saúde e bem-estar.
Tratamento do câncer em Itajaí
Quem disse que para ter acesso ao tratamento do câncer é preciso morar em uma capital? Nós, da Vence Onco, estamos em Itajaí (SC) e oferecemos os cuidados necessários para os pacientes oncológicos da cidade e de outros locais.
Continue a leitura para conferir quais são as condutas que costumam ser prescritas pelos médicos oncologistas e que realizamos em nossa clínica.
Cirurgia
Geralmente, o primeiro passo para tratar tumores que se encontram em órgãos sólidos é a retirada deles por meio da cirurgia. O procedimento é feito em ambiente hospitalar e visa eliminar a maior quantidade possível de células malignas. Assim, os demais tratamentos do câncer podem ter maior assertividade na luta contra a doença.
Quimioterapia
Talvez seja o tratamento do câncer mais conhecido e saiba que ele também é realizado pelos nossos especialistas, na Vence Onco. Trata-se da aplicação de medicamentos intravenosos ou orais.
Os remédios percorrem a corrente sanguínea para combater as células cancerígenas que estão em um ou mais órgãos. Em alguns casos, os médicos prescrevem a quimioterapia antes da cirurgia para que, no momento da operação, o nódulo esteja menor.
Radioterapia no tratamento do câncer
A radioterapia é o outro tratamento contra o câncer bastante conhecido. Ele consiste no uso de radiações ionizantes que atingem as células do tumor, destruindo-as. Apesar de usar radioatividade, não se preocupe: tudo é feito com extrema segurança para a saúde do paciente.
Leia também: Cuidados com a pele durante a radioterapia
Imunoterapia
A imunoterapia é um tratamento do câncer recente, mas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera essencial para o combate da doença. Basicamente, é o uso de medicamentos que estimulam o próprio sistema imunológico do paciente a reconhecer os tumores como seres estranhos no organismo. Assim, as células de defesa entram em ação para destruir as malignas.
Terapia-alvo
A terapia-alvo é outro tratamento do câncer realizado na Vence Onco. Trata-se da aplicação de medicamentos que objetivam atingir diretamente as células cancerígenas. Enquanto a quimioterapia afeta várias células, inclusive algumas benignas, esse novo método é mais preciso.
Hormonioterapia
Você já ouviu falar na hormonioterapia? É a estratégia de bloquear o chamado “circuito hormonal”, uma vez que alguns hormônios estão envolvidos na proliferação das células cancerígenas. Então, converse com o seu oncologista para saber se esse tratamento do câncer é indicado para o seu caso.
Transplante de medula óssea
Enquanto todos os tratamentos listados podem ser realizados de modo ambulatorial, a cirurgia e o transplante de medula óssea são procedimentos hospitalares.
No caso deste último cuidado que estamos explicando, saiba que ele é recomendado para leucemias e linfomas, tipos de câncer que afetam o sangue. Como as células sanguíneas são produzidas na medula óssea (um tecido situado no interior dos ossos),o transplante tem o objetivo de fazer com que essa área pare de gerar malignas e volte a liberar as saudáveis.
Tratamento do câncer em Itajaí
Como você percebeu, não faltam opções de tratamento do câncer. Portanto, caso você receba o diagnóstico, saiba que estamos à disposição para ajudar em cada etapa dessa luta!
Você também pode entrar em contato com os nossos especialistas e agendar um horário. Assim, é possível definir as melhores estratégias para a sua saúde. Estamos prontos para cuidar bem de você!