Entenda a relação entre alimentação e o câncer
Existe forte relação entre alimentação e o câncer, inclusive repensar a sua dieta e hábitos alimentares é uma forma eficiente de prevenir essa doença que afeta milhares de pessoas todo o ano.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer estão ligados aos maus hábitos alimentares. No caso dos tumores do trato gastrointestinal, essa porcentagem sobe para 70%. Ou seja, grande parte dos casos poderia ser evitada com uma dieta balanceada.
Quer entender mais sobre essa relação entre alimentação e o câncer? Então continue lendo e confira.
Qual a relação entre alimentação e câncer?
A nutrição e o câncer estão ligados de diversas formas. A relação mais forte entre a alimentação e câncer está relacionada com o sobrepeso. Estima-se que entre 40% e 50% dos pacientes oncológicos são obesos. Isso se dá pelas mudanças que o excesso de peso causa no corpo, como:
- aumento da insulina;
- desiquilíbrio hormonal e
- inflamação.
É importante frisar que nem sempre a obesidade está ligada com a má alimentação, mas, a partir da mudança da dieta, normalmente, é possível reduzir o sobrepeso e, consequentemente, diminuir o risco de desenvolver câncer.
O excesso de peso também aumenta a mortalidade. De acordo com um estudo publicado no periódico Current Oncology Reports os pacientes com IMC dentro da faixa considerada normal têm menos chances de virem a óbito. Já o aumento de 5 kg/m² no IMC representa o acrescento de 10% na mortalidade por câncer.
Além da obesidade, existem outros fatores que aumentam o risco de desenvolver câncer, como:
- falta de fibras alimentares;
- ingestão de alimentos de difícil digestão;
- altos índices de sódio e
- consumo excessivo de álcool.
Vale ressaltar que a relação entre alimentação e o câncer é forte, mas o desenvolvimento dessa doença não depende apenas de maus hábitos alimentares. Alguns exemplos que também influenciam diretamente no risco de se desenvolver uma neoplasia envolvem:
- questões genéticas;
- sedentarismo;
- exposição à radiação e
- problemas hormonais.
A prevenção do câncer
Agora que você já sabe mais sobre nutrição e câncer, pode usar os seus conhecimentos para prevenir o desenvolvimento de tumores. Para isso, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz recomenda:
- tenha no mínimo ⅔ do seu prato com legumes, frutas, nozes, grãos e leguminosas;
- inclua 3 porções de frutas e legumes frescos na dieta diária;
- não coma mais de 500 gramas de carne vermelha por semana;
- evite carnes processadas, como linguiças, salames, presunto e salsicha;
- reduza os salgadinhos e outros alimentos ricos em sódio;
- não use temperos prontos para preparar seus alimentos, sempre prefira os naturais;
- evite refrigerantes, sucos artificiais e outras bebidas ricas em açúcar;
- não coma com frequência alimentos ricos em carboidratos, como balas, bolachas recheadas, tortas e fast food e
- não exagere nas bebidas alcoólicas.
A partir desses hábitos, é possível reduzir o risco de câncer, principalmente os que afetam o sistema digestivo.
Tratamento do câncer
A relação entre dieta e câncer vai além da prevenção da doença, também está diretamente relacionado com o sucesso do tratamento. Como falado acima, o sobrepeso influencia na mortalidade, por isso, os pacientes devem mudar a dieta para emagrecer de forma saudável, evitando a desnutrição.
Infelizmente, a desnutrição proteica e calórica entre os pacientes oncológicos é muito frequente. Isso se dá pela ingestão inadequada de alimentos, assim como pelo aumento da necessidade de calorias para combater a doenças. Também pode ocorrer mudanças na absorção e utilização de nutrientes e o aumento do metabolismo como consequência da resposta imunoinflamatória da neoplasia.
Tanto o sobrepeso quanto a desnutrição impactam o tratamento e reduzem as chances de cura, por isso, ter uma boa alimentação durante o câncer é fundamental.
A importância do nutricionista na relação entre alimentação e câncer
A melhor forma de saber mais sobre a alimentação e câncer, tanto para quem deseja prevenir quanto para quem quer combater essa doença, é por meio do acompanhamento nutricional regular.
Somente um nutricionista poderá avaliar o seu caso e traçar uma dieta para suprir todas as suas necessidades de forma saudável. É importante que esse profissional seja especializado em câncer e tenha experiência com pacientes oncológicos.
Aqui, na VenceOnco, contamos com uma equipe multidisciplinar para auxiliar você a ter mais saúde. Possuímos o serviço de Nutrição Oncológica para nossos pacientes em tratamento. Entre os nossos profissionais, temos nutricionistas especializadas na prevenção e combate aos tumores malignos.
Se você deseja saber mais sobre nutrição e câncer, entre em contato conosco para agendar uma consulta com um de nossos nutricionistas. E, caso tenha gostado do artigo e queira ver mais conteúdos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer, siga-nos no Facebook e no Instagram.