Entenda como escolher uma clínica de oncologia para o seu tratamento

Entenda como escolher uma clínica de oncologia para o seu tratamento

Na maioria das vezes a notícia de um câncer de mama deixa o paciente e seus familiares abalados. A  paciente que procura uma clínica de oncologia não busca apenas um local seguro e estruturado, onde possa tratar a sua doença, ela deseja ser acolhida e cuidada como um ser integral, que está com dores físicas, emocionais, com medo e insegura. Por isso, na hora de escolher o melhor lugar, é preciso considerar alguns critérios. Continue a leitura e saiba quais são eles.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, somente em 2021, ocorreram 66.280 novos casos de câncer de mama. Ele é o segundo tipo da doença que mais acomete as mulheres, isso significa que você não deve se sentir sozinha no enfrentamento dos desafios. Lembre-se que existe uma grande rede de apoio que está ao seu lado. É importante dizer também que a tecnologia trouxe esperanças e quando o tumor é diagnosticado no seu início as chances de cura são de até 95%.

Os desafios são grandes, mas as possibilidades para tratar e controlar a doença são enormes e a escolha da clínica certa pode aumentá-las. Vamos saber como escolher o melhor local para o tratamento oncológico? Confira abaixo.

O que considerar ao escolher uma clínica de oncologia?

O câncer muitas vezes compromete praticamente todo o organismo, o que exige um olhar mais atento para todo o corpo. Por outro lado, da descoberta da doença ao momento de aceitação e do tratamento, ele impacta significativamente o psicológico da paciente e dos familiares. Dessa forma, uma clínica de oncologia precisa possuir uma equipe multidisciplinar, onde cada profissional atuará na sua área para ajudar a promover o bem-estar físico e mental, possibilitando mais qualidade de vida para a paciente, incluindo o apoio ao familiar que necessitar.

Por isso, antes de escolher um local para o seu tratamento, é preciso considerar:

Avaliação

Para nós, um dos quesitos mais importante a ser considerado na hora de escolher uma clínica de oncologia para o seu tratamento é conhecer o que outras pacientes dizem sobre ela. 

Como já dissemos, todo o processo deve incluir o tratamento da doença e o cuidado especial ao ser humano. Por isso, procure saber como foram as experiências de outras pessoas que já se trataram no local. 

Experiências

A experiência dos profissionais, que compõem o quadro médico da clínica de oncologia, é  fator fundamental, principalmente para a segurança e tranquilidade da paciente. 

Por isso, procure se informar sobre o histórico dos membros que compõem o quadro clínico. 

Localização

A rotina da paciente com câncer envolve várias idas e vindas, tanto em consultas quanto em procedimentos, e geralmente ela precisa de um acompanhante, por isso conforto, comodidade e praticidade fazem a diferença, seja para ela ou para os familiares e amigos que estão juntos.

A localização e o fácil acesso são fatores que devem ser pensados na hora de escolher a clínica de oncologia. A logística, entre o chegar e o retornar, o tempo no trânsito, a distância e a acessibilidade, deve ser considerada.

Atendimento

O atendimento não envolve apenas a recepção, a hora dos procedimentos e consultas, que devem oferecer um serviço personalizado e humanizado.

Ele engloba todo o sistema de comunicação. Por isso, verifique se a clínica, e os profissionais, disponibilizam-se a atender em emergências ou quando você tiver qualquer necessidade e precise entrar em contato com algum deles.

Acompanhamento

O acompanhamento da paciente é realizado por uma equipe multidisciplinar qualificada e especializada no tratamento oncológico. É nesse momento que você recebe acolhimento e cuidado. 

Isso quer dizer que, além dos profissionais médicos especializados, a clínica de oncologia precisa ter na sua equipe profissionais como fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e entre outros que ajudarão a oferecer mais qualidade de vida e a promover o bem-estar físico e mental a você.

Tratamentos

Todos os serviços que a clínica de oncologia oferece devem ser considerados, afinal, ajudarão no tratamento direta ou indiretamente. 

O conjunto pode envolver consultas, diagnóstico por imagem, exames laboratoriais, quimioterapia, terapia alvo, serviço de farmácia e demais modalidades. O importante é ela oferecer tudo aquilo que você precisa.

Conheça a Vence Onco!

A Vence Onco está pertinho de você, para oferecer um tratamento especializado e um serviço integral. Contamos com uma equipe multidisciplinar especializada, formada por médicos oncologistas, psicólogo, nutricionista, dentista oncologista, hematologista, e oncologista genético, que é uma novidade em toda a nossa região, além de um serviço especializado de enfermagem.

Possuímos uma estrutura moderna, para oferecer o que existe de mais inovador no tratamento oncológico e promover o acolhimento e o cuidado ao ser humano. 

Acompanhe nossas redes sociais e conheça melhor nossos serviços. Caso esteja procurando um espaço para tratar a sua doença, e receber o cuidado que você merece, entre em contato conosco.

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.