É fato que o diagnóstico de câncer pode ser assustador. Todavia, há um mais um aspecto no mundo da oncologia que também deixa os pacientes nervosos: quando a doença sai do órgão de origem e se espalha para outras partes do corpo. É assim que surge a pergunta: o que é metástase?
Esse termo é bastante comum quando o assunto é o tratamento contra o câncer e, como mencionamos acima, refere-se à migração das células doentes para as demais áreas do organismo. Consequentemente, isso demonstra um agravamento do quadro de saúde.
Porém, por que a metástase ocorre? Criamos este material para explicar sobre o assunto e outros detalhes. Continue a leitura para saber mais!
O que é metástase e como ela acontece?
As células cancerígenas têm o objetivo de se multiplicarem e tornar o tumor cada vez maior. Cabe, portanto, à medicina combater esse crescimento.
Porém, em algumas ocasiões, essas células se desprendem do tumor e migram para outros órgãos ou tecidos. O “transporte” acontece pelo sistema circulatório, por meio do sangue, ou nos vasos linfáticos (estruturas por onde circulam a linfa, um líquido que contribui com o sistema imunológico).
Quando acontece?
Após saber o que é metástase, também queremos explicar que não há uma causa específica para isso ocorrer. Como falamos, trata-se de uma evolução do câncer, considerada natural, mas que, obviamente, é maléfica para o corpo.
Assim, não existe um cronograma para o espalhamento das células. Alguns pacientes, por exemplo, recebem a notícia da metástase no mesmo momento que o diagnóstico de câncer. Enquanto em outras situações, o problema aparece depois que a pessoa entrou em remissão.
O tratamento da metástase
Não existe um tratamento específico para a metástase, mas, quando ela é confirmada, os médicos oncologistas podem alterar as estratégias de combate ao câncer. Por exemplo: a quimioterapia é uma das indicações para pacientes com metástase. O motivo está no fato de que os medicamentos utilizados atacam várias células, entre elas, as cancerígenas. A meta é destruí-las.
Outra tática é a radioterapia, em que as radiações podem ser destinadas aos locais onde os tumores foram identificados. Já a imunoterapia e a terapia-alvo são recomendadas para metástases bem definidas, como as que estão presentes em único local. Isso porque esses tratamentos encaminham os remédios diretamente para as células doentes e não de forma difusa, como na quimioterapia.
Todos esses tratamentos podem ser realizados aqui, na Vence Onco de Itajaí. Caso queira saber mais, clique aqui.
Quais órgãos são mais atingidos ?
O espalhamento do câncer pode acontecer em qualquer área do corpo. No entanto, de acordo com a Mayo Clinic, uma instituição americana referência em oncologia, os pulmões, cérebro, fígado e ossos são os órgãos mais atingidos.
Os tumores que aparecem no fígado, por exemplo, possuem 20 vezes mais chances de serem metastáticos do que de terem surgido originalmente no local. Afinal, esse órgão é muito vascularizado, ou seja, recebe uma grande quantidade de sangue, por onde as células doentes podem se transportar.
É possível prevenir?
Apesar de os cientistas já saberem bem o que é metástase, infelizmente, ainda não há uma fórmula mágica para preveni-la. O melhor a ser feito é se submeter a todos os tratamentos prescritos pelo oncologista e, após alta, continuar realizando os acompanhamentos periódicos, a fim de diagnosticar rapidamente qualquer retorno das células cancerígenas.
Você já sabe o que é metástase, mas será que ela tem cura?
Entender o que é metástase pode gerar angústias, mas saiba que esse espalhamento é tratável, com as técnicas que mencionamos. Os pacientes com câncer metastático podem ter uma longa sobrevida e bem-estar.
Portanto, não acredite que o diagnóstico de metástase é o fim da luta. A medicina evolui cada vez mais para combater essas células malignas.
Agora, conte para nós: você ficou com mais alguma dúvida sobre esse assunto? Venha conversar com os nossos especialistas! Estamos à disposição para ajudar!