Mais de 71 mil brasileiros são diagnosticados todos os anos com neoplasia maligna da próstata, o que faz dessa doença o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens do nosso país.
Esses são os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca),que também indica que os tumores são mais frequentes na terceira idade, a partir dos 65 anos.
Com essas informações, percebemos o quanto o câncer de próstata está presente em nossa sociedade e, por isso, precisamos conhecer os detalhes do problema, saber como evitá-lo e as maneiras de diagnosticar rapidamente.
Afinal, em meio a esse assunto, também há uma boa notícia: quando identificado precocemente, as chances de cura podem chegar até 90%.
Então, vamos aprender mais sobre a neoplasia maligna da próstata? Continue lendo!
O que é a próstata?
Antes de tudo, vale entender melhor sobre o funcionamento dessa glândula que apenas os homens possuem. Ela tem o formato de uma maçã pequena e se localiza abaixo da bexiga, na frente do reto, envolvendo um pouco a parte inicial da uretra.
A função da próstata é produzir uma parte do sêmen, que é o líquido que leva os espermatozoides até o pênis, para a ejaculação. Também contribui com o fluxo urinário adequado.
Tipos de neoplasia maligna da próstata
Assim como outros tumores, o câncer de próstata também possui diferentes tipos. São eles:
- adenocarcinoma: nódulos que representam cerca de 95% dos casos e que surgem nas células glandulares, onde o fluido prostático é produzido;
- carcinoma de células transicionais: forma rara da doença, sendo que ela se inicia na uretra e se espalha pela próstata;
- neuroendócrino: é raro, mas agressivo. Os pacientes não apresentam alterações no exame de sangue, o que dificulta o diagnóstico;
- sarcoma de próstata: o tumor se desenvolve no músculo liso da próstata e não dentro da glândula.
Os sintomas
Além dessas questões mais “técnicas” sobre a próstata e os tumores que podem afetá-la, é ainda mais importante conhecer os sintomas.
Os principais são os seguintes:
- vontade de urinar frequente;
- dificuldade de urinar;
- demora para conseguir começar a urinar;
- jato de urina mais fraco;
- dores ósseas.
Todavia, nem sempre esses sinais aparecem. Quando eles surgem, o câncer já pode estar em estágios avançados.
Por isso, é importante realizar os exames preventivos periódicos para que, caso as células malignas estejam presentes, elas sejam notadas o quanto antes.
Você sabe quais são os exames fundamentais?
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) orienta que todos os homens, a partir dos 50 anos, façam os exames preventivos.
O primeiro é o PSA que, por meio de uma coleta simples de sangue, verifica a dosagem dessa substância no organismo. Em caso de alterações, o médico irá investigar mais a saúde da próstata. Porém, vale ressaltar que um PSA alterado também pode estar ligado a condições benignas.
O outro procedimento periódico é o de toque retal, em que o especialista pode verificar se há algo estranho na estrutura da próstata.
Em situações com suspeita de neoplasia maligna da próstata, também pode ser necessário fazer uma biópsia, a fim de verificar a presença de células malignas, assim como exames de imagem. Dessa forma, é possível chegar ao diagnóstico.
As opções de tratamento
A neoplasia maligna da próstata pode ser tratada com diversas técnicas. Uma delas é a cirurgia, para retirar uma parte ou toda a próstata.
Também há a possibilidade do paciente passar por sessões de radioterapia, para eliminar qualquer resquício de células doentes, mesmo se a cirurgia for feita.
Além disso, também existe a hormonioterapia, que bloqueia a produção de testosterona para evitar o avanço do câncer e auxiliar na regressão dele.
Cada pessoa terá uma prescrição diferente. Então, é fundamental conversar bastante com o médico oncologista para definir o tratamento.
Na Vence Onco de Itajaí, temos uma equipe de especialistas à disposição para cuidar bem de você. Conheça o nosso time.
Previna-se contra a neoplasia maligna da próstata
Após compreender o que é a neoplasia maligna da próstata, saiba que é possível prevenir essa doença. Para isso, é recomendado:
- manter o peso adequado;
- não fumar;
- evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- praticar exercícios físicos;
- ter uma alimentação saudável;
- não se expor às substâncias químicas cancerígenas.
Coloque esses hábitos em prática, mas não deixe de lado as consultas médicas e os exames periódicos. Assim, você poderá se prevenir não só do câncer de próstata, mas também de diversas outras enfermidades.
Nós queremos te ajudar nessa missão de viver com saúde e bem-estar. Portanto, sempre publicamos conteúdos interessantes em nossas redes sociais. Venha nos seguir e conferir no Instagram e Facebook.