PSA alterado: como saber se é câncer de próstata?

PSA alterado: como saber se é câncer de próstata?

O exame de sangue PSA é um dos testes de rastreio para o diagnóstico do câncer de próstata, mas é ainda utilizado para verificar como está a saúde dessa glândula em geral. Por isso, torna-se importante entender o que significa quando o PSA aparece alterado nos resultados.

Será que isso já é um indicativo de câncer? A boa notícia é que não! Essa alteração também pode ser sinal de diversas outras condições que afetam o local.

Afinal, a próstata é uma glândula que fica situada abaixo da bexiga e pode sofrer algumas mudanças ao decorrer da vida. Vale lembrar que a função dela é produzir o sêmen, ou seja, o fluido orgânico que carrega os espermatozoides.

Então, vamos entender mais sobre o exame PSA? Acompanhe a explicação que preparamos neste material.

O que é o PSA?

PSA é a sigla, em inglês, para antígeno prostático específico, uma enzima produzida pelas células da próstata. Dependendo da concentração dessa substância no sangue, o médico pode suspeitar que existe alguma alteração na glândula, incluindo o câncer.

Geralmente, o sinal de alerta para a doença se dá quando os níveis de PSA são maiores que 4 ng/ml. Nessas situações, o especialista pode pedir para repetir o exame ou prescrever outros procedimentos, a fim de chegar ao diagnóstico final.

Também utiliza-se o guia abaixo para analisar o risco de câncer de próstata:

Precisamos ressaltar que só a alteração no PSA não conclui um diagnóstico. Existem exames de rastreio que incluem o toque retal, ressonância magnética, tomografia computadorizada e a biópsia (em casos específicos).

PSA alterado: o que pode ser?

Como já mencionamos, nem sempre o PSA alterado é a certeza de câncer de próstata. Também existem essas outras condições:

Hiperplasia benigna da próstata

É a situação onde a glândula sofre algum tipo de mudança, mas não apresenta a presença de tumores malignos. Na maior parte das vezes, a hiperplasia benigna da próstata ocorre a partir dos 50 anos. Alguns pacientes precisarão de tratamentos, já outros, apenas de acompanhamento periódico.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação na próstata que pode ser gerada a partir da presença de diversos microrganismos, como vírus, bactérias e fungos.

Infecção urinária

Quando o sistema urinário é infectado por uma bactéria, a próstata pode aumentar de tamanho e alterar as taxas de PSA no sangue.

Câncer de próstata

Por fim, apesar de não ser a única, o câncer de próstata é uma das doenças envolvidas no exame de sangue PSA alterado.

Esse problema costuma afetar homens acima de 40 anos. Portanto, essa é a faixa etária onde a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indica que exames de rastreio devem ser realizados.

Afinal, nem sempre o problema apresenta sintomas, principalmente nas fases iniciais. Somente quando os tumores já estão avançados, o paciente pode perceber que o fluxo urinário está mais fraco, que há presença sangue na urina, muita vontade de urinar, mas com pouco líquido, cansaço excessivo e dores nos ossos, nas regiões da pelve e nas pernas.

Então, o melhor é diagnosticar a doença antes que esses sinais apareçam, a fim de melhorar as chances de cura. Para isso, os exames preventivos, como os que citamos, são fundamentais!

Claro que, antes deles, também é importante se consultar com o seu médico. Aqui, na Vence Onco, temos uma equipe de especialistas pronta para te atender e cuidar bem da sua saúde.

Com o acompanhamento médico periódico, a partir dos 40 anos, é possível prevenir doenças ou diagnosticá-las a tempo. Mas, além disso, é fundamental ter esse autocuidado durante todas as fases da vida, pela busca de uma vida saudável física e mentalmente.

Leia também: Conheça as opções de tratamento para o câncer de próstata

Restou alguma dúvida sobre PSA alterado?

Esperamos que este material tenha te ajudado a entender o que é o PSA alterado e também tranquilizado, caso você tenha recebido um resultado assim. Porém, saiba que podemos sempre solucionar as suas dúvidas, é só entrar em contato com nosso time de especialistas.

Também te convidamos a nos seguir nas redes sociais, onde publicamos mais conteúdos com dicas e explicações sobre os cuidados com a saúde. Estamos no Instagram e no Facebook, venha conferir!

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.