Existe relação entre câncer de pele e vitamina D?

Existe relação entre câncer de pele e vitamina D?

Vemos recomendações sobre a importância de se proteger do sol, mas, simultaneamente, esse astro ajuda o nosso corpo a produzir um tipo de nutriente essencial para o organismo. É assim que surge o dilema entre câncer de pele e vitamina D.

Você já parou para pensar sobre isso? Não sabe o que é melhor a se fazer para manter a saúde da pele e de todo o corpo?

Calma! Vamos te ajudar com este material onde reunimos as informações mais relevantes sobre como se expor ao sol e obter a vitamina, evitando tumores malignos. Confira!

Por que o sol afeta a quantidade de vitamina D que temos?

Podemos ingerir vitamina D por meio da alimentação — encontrada em peixes, frutos do mar, ovos e carnes. No entanto, nem sempre ingerimos a quantidade suficiente.

É quando aparece em cena o sol. O raio ultravioleta entra em contato com a nossa pele e gera uma reação fotoquímica. É ela que estimula o nosso organismo a produzir mais desse nutriente.

Por esse motivo, os médicos recomendam dar banhos de sol nos bebês e que até mesmo os adultos se exponham à luz.

Não podemos ficar sem esse nutriente?

Assim como todas as outras vitaminas, a D também é fundamental para a nossa saúde. É ela que proporciona a fixação de cálcio nos ossos e dentes, fortalecendo essas estruturas. Também ajuda no funcionamento cerebral e muscular.

Não caia no mito entre câncer de pele e vitamina D

Há um mito de que a deficiência de vitamina D no corpo aumenta os riscos de desenvolver o câncer de pele. Porém, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) já desmentiu isso e mostrou que não existem estudos que relacionem esses dois aspectos.

No entanto, a falta do nutriente gera outros problemas, como lentidão no crescimento das crianças, dores nos ossos e músculos, maior ocorrência de fraturas, sensação geral de mal-estar e cansaço excessivo.

Portanto, mesmo que não proteja contra o câncer de pele, a vitamina D continua sendo importante para nós.

Como fazer para se expor ao sol sem riscos?

Depois dessas informações, você deve estar se perguntando: Como obter a vitamina e não se arriscar com o surgimento de células malignas na pele?

Os médicos recomendam uma exposição solar rápida, por cerca de 10 minutos, antes das 10h ou depois das 16h, quando os raios ultravioletas estão mais fracos.

Também é interessante expor partes do corpo que nem sempre ficam de fora das roupas, como costas e pernas. O motivo está no fato de que outras regiões, como rosto, ombros, orelhas e mãos, recebem, naturalmente, maior incidência do sol e estão mais sujeitas a desenvolver o câncer de pele.

Faça essa leve exposição sem protetor solar. Porém, não podemos deixar de orientar que você consulte o seu médico e receba as orientações específicas para a sua pele.

Os especialistas da Vence Onco estão à disposição para te ajudar.

No debate entre câncer de pele e vitamina D, o protetor solar é o protagonista

Você viu que, para receber a vitamina D gerada pelos raios solares, é indicado se expor sem nenhuma proteção.

No entanto, em todos os outros momentos, o protetor solar deve estar presente, independentemente da cor da sua pele. Aplique o produto diariamente, até mesmo quando o tempo estiver nublado, pois os raios solares atingem a pele mesmo assim.

Reaplique a cada duas horas ou sempre que você se molhar. Também consulte o médico para determinar o fator de proteção solar (FPS) é o melhor para a sua saúde.

Outra forma de cuidado é usar chapéus e roupas compridas sempre que for se sair ao sol. Algumas peças até mesmo possuem proteção contra os raios UVA e UVB no tecido.

Leia também: 5 cuidados com a pele no verão

Gostou de aprender sobre câncer de pele e vitamina D?

Sabemos como a relação entre câncer de pele e vitamina D pode ser confusa, mas esperamos que esse material tenha te ajudado a entender mais e a não cair em mitos.

Essa é a nossa missão: ajudar nos cuidados com a saúde, desde as consultas com especialistas e exames, até na divulgação de informações relevantes. Então, nós te convidamos a nos seguir nas redes sociais, no Instagram e Facebook, onde publicamos mais conteúdos interessantes.

Estamos te esperando!

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.