Não é segredo para ninguém que as mulheres precisam realizar consultas periódicas com o médico ginecologista. O cuidado com o especialista é ainda mais importante quando estão presentes os sintomas de câncer no colo do útero.
Essa doença atinge cerca de 17 mil brasileiras por ano, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ela surge por infecções repetidas geradas pelo HPV, o Papilomavírus Humano. Ele causa lesões na parte mais inferior do útero – o chamado colo – onde as células malignas do câncer podem se desenvolver.
Porém, é possível evitar e tratar essa neoplasia. Para isso, é importante termos conhecimento acerca do assunto e saber quando procurar ajuda médica. Veja este material que preparamos e aprenda mais.
Quais são os sintomas de câncer no colo do útero?
Sangramentos anormais estão na base dos sintomas do câncer no colo do útero. Eles indicam a possível presença de lesões na área. Precisamos ainda ter atenção a esses outros sinais:
- menstruação mais intensa e prolongada do que o normal;
- secreção vaginal com um pouco de sangue;
- sangramento vaginal após a menopausa;
- dores durante a relação sexual;
- inchaços nas pernas;
- dores ao urinar ou evacuar;
- sangue na urina.
O problema está no fato de que esses incômodos podem aparecer apenas quando a doença já está em um estágio avançado. Portanto, o importante é prevenir ou diagnosticar o câncer rapidamente.
Como o HPV é transmitido?
Para começar, precisamos entender como o Papilomavírus Humano é transmitido. Isso acontece no contato com a pele e mucosa infectada, principalmente durante as relações sexuais.
Nem toda mulher com HPV irá desenvolver os sintomas de câncer no colo do útero e a doença em si. No entanto, os riscos são maiores. Esse vírus também é o responsável por casos de câncer na vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta.
Quem está no grupo de risco?
Mulheres com mais de 40 anos possuem chances maiores de desenvolver o câncer no colo de útero. Todavia, isso não significa que a doença não possa aparecer nas pacientes com idades inferiores. Também precisamos ressaltar que quem mantém relações sexuais sem preservativo corre o risco de se infectar pelo HPV.
Leia também: 4 tipos de câncer mais comuns em mulheres
Como prevenir os sintomas de câncer no colo do útero
Para que o câncer no colo do útero não atrapalhe a sua saúde, existem duas condutas básicas. A primeira, como você já sabe, é usar camisinha em todas as relações sexuais.
A outra é a vacina! Podemos nos proteger contra o HPV por meio dos imunizantes, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14.
A aplicação das doses nessa faixa etária é explicada pelo fato que os adolescentes ainda não tiveram contato com o vírus. O sistema público ainda oferta a vacina para pessoas imunossuprimidas de 9 a 45 anos, ou seja, que possuem um sistema imunológico enfraquecido. Caso você não se enquadre nestes grupos, vale a pena conversar com o seu médico para saber se é relevante se imunizar pela rede privada de saúde.
O Papanicolau
Outra maneira importante de evitar os sintomas de câncer no colo do útero é com o exame de Papanicolau. Ele é indicado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual, principalmente entre os 25 e 59 anos.
De início, o ideal é realizá-lo anualmente. Porém, caso os resultados sejam normais, o ginecologista pode ampliar essa periodicidade, como a cada dois ou mais anos, por exemplo.
O Papanicolau é um exame simples e feito no próprio consultório médico. O especialista, por meio de um equipamento, irá analisar o colo do útero e colher as células do local. Em seguida, o material é enviado ao laboratório, que emitirá um laudo sobre a presença ou não de câncer na região.
Também é possível analisar a presença de lesões que podem se tornar cancerígenas. Assim, evita-se o câncer no colo do útero ou o diagnóstico é feito rapidamente.
Quando o resultado é positivo para células malignas, o médico oncologista entra em ação com os tratamentos indicados, que podem ser cirurgias, sessões de quimioterapia, radioterapia e outras condutas. Na Vence Onco, temos uma equipe de especialistas pronta para cuidar de você.
Não espere os sintomas do câncer no colo do útero aparecerem para você se cuidar!
Já diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar. Então, não deixe que os sintomas do câncer no colo do útero apareçam para que você busque ajuda médica. Mantenha as consultas ginecológicas de rotina e viva com a tranquilidade de saber que a saúde está em dia.
Também aprenda mais sobre como prevenir várias enfermidades que podem nos afetar. Em nossas redes sociais, sempre publicamos conteúdos acerca de cuidados e dicas para ter uma boa qualidade de vida. Venha nos seguir no Instagram e Facebook!