Para entender uma doença, é primordial conhecer os fatores que estão por trás do aparecimento dela. O mesmo acontece ao nos perguntar o que causa câncer de próstata.
Afinal, estamos falando de uma neoplasia comum, que é a segunda mais frequente entre os homens brasileiros, gerando cerca de 71 mil novos casos todos os anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Precisamos, portanto, conhecer as causas para colocar em prática os cuidados que ajudam a evitar o problema. É isso o que iremos te mostrar neste material. Continue lendo e aprenda todos os detalhes!
A próstata e suas funções
Esse câncer tão comum é caracterizado pelo surgimento de tumores malignos na próstata, uma glândula que apenas os homens possuem. Ela fica localizada abaixo da bexiga, na frente do reto e com uma parte envolvendo o início da uretra.
São duas as principais funções que a próstata cumpre. A primeira é produzir parte do sêmen, o líquido que leva os espermatozoides no momento da ejaculação. A segunda tarefa é auxiliar em um fluxo urinário adequado.
Hora de saber o que causa câncer de próstata
Depois de conhecer a glândula que, infelizmente, pode ser afetada por células cancerígenas, saiba que vários aspectos aumentam as chances da doença aparecer. Alguns podem ser alterados, mas outros não. Confira:
- idade: o diagnóstico de câncer de próstata é mais frequente a partir dos 60 anos;
- histórico familiar: é necessário ficar ainda mais atento se você tiver parentes que apresentaram a neoplasia antes da terceira idade. Isso pode indicar fatores genéticos;
- sobrepeso: como em muitos outros tipos de câncer, o excesso de gordura corporal também aumenta os riscos para os tumores na próstata;
- tabagismo: é um fator que não gera surpresas, pois as toxinas dos cigarros prejudicam todo o corpo e, com a glândula masculina, não é diferente;
- má alimentação: ao ter uma dieta desregrada, o organismo pode entrar em um estado de inflamação crônica, o que aumenta os riscos de tumores;
- contato com substâncias cancerígenas, como aminas aromáticas, arsênio, fuligem, dioxinas e derivados do petróleo.
Após ler esta lista, você percebeu que não se encaixa em alguns fatores? Está no peso ideal, não fuma, alimenta-se bem e nem trabalha em contato com substâncias nocivas?
Isso é ótimo, mas ainda assim é preciso ter atenção à saúde! Idade e histórico familiar, por exemplo, não podem ser controlados, mas é possível se precaver.
A importância dos exames preventivos
A precaução está nos exames preventivos, que devem ser realizados por todos os homens a partir dos 50 anos, como recomenda a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Os cuidados envolvem, principalmente, os dois seguintes procedimentos:
PSA: com uma coleta de sangue, é possível analisar a presença do antígeno prostático específico, uma substância produzida pela próstata. Quando os níveis estão alterados, algo de errado pode estar acontecendo na glândula, mas nem sempre é câncer;
toque retal: o médico consegue sentir a próstata e perceber se existem nódulos nela.
Esses dois testes devem ser feitos todos os anos e, caso surja a suspeita de câncer, o especialista pode solicitar exames de imagem e biópsia, a fim de confirmar ou descartar a doença.
Apenas evitar o que causa câncer de próstata não basta?
Mesmo que você fuja de tudo o que causa câncer de próstata, ainda assim é necessário realizar os exames e manter o acompanhamento médico. Afinal, todos os homens estão no grupo de risco.
Os sintomas também costumam aparecer apenas nos estágios avançados, quando o paciente pode perceber uma vontade frequente de urinar, mas com dificuldade para isso, além de jato urinário fraco e dores ósseas.
Devemos ressaltar que quanto antes o câncer de próstata começar a ser tratado, melhor. As chances de cura podem superar os 90%!
Você pode conhecer mais sobre os sinais de alerta neste nosso material.
Câncer de próstata tem cura
Outro conhecimento que você precisa manter em mente é o de que é possível tratar os tumores na próstata.
Existem diversos recursos da medicina para combater as células malignas, como a cirurgia de retirada do tumor ou da próstata, a quimioterapia, a radioterapia e a hormonioterapia.
Caso você receba o diagnóstico, converse com o seu médico oncologista para que, juntos, vocês possam definir a estratégia de tratamento mais adequada.
Para além do que causa do câncer de próstata: aprenda mais sobre como cuidar da saúde
Assim como explicamos o que causa câncer de próstata, também estamos sempre publicando mais orientações importantes para os cuidados com a saúde.
Você pode acompanhar esses conteúdos em nossas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e no Facebook!