Quando o assunto é câncer, outra palavra também costuma vir à mente: quimioterapia. Afinal, esse tratamento ficou bastante associado à doença e, realmente, é um grande trunfo da ciência no combate aos tumores malignos.
No entanto, gera medo, dúvidas e até mitos. Contudo, acreditamos que, com informações de qualidade, é possível resolver esses questionamentos e amenizar a angústia que surge com o diagnóstico de câncer.
Continue a leitura para saber mais sobre esse tratamento oferecido na Vence Onco em Itajaí (SC).
Como funciona a quimioterapia?
A quimioterapia é, basicamente, o uso de determinados medicamentos. Quando eles entram na corrente sanguínea, percorrem vários tecidos do corpo, com o objetivo de destruir as células cancerígenas.
Dessa forma, é indicada para tumores localizados ou que já sofreram metástase. Também pode ser usada antes de uma cirurgia, a fim de diminuir um nódulo, ou depois, como uma maneira de eliminar qualquer célula doente que tenha restado.
Quais são os tipos de quimioterapia?
Existem várias maneiras de receber a quimioterapia. Entre elas, pode ser indicado via:
- oral: por meio de comprimidos, cápsulas ou medicamentos líquidos;
- intravenosa: medicação inserida na veia, seja a partir de um soro ou por um cateter;
- intramuscular: são injeções no músculo;
- subcutânea: também com injeções, mas na camada de gordura que fica acima do músculo;
- intratecal: aplicação na espinha dorsal, mas, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é uma indicação menos comum;
Alguns pacientes precisarão ficar internados para as sessões de quimioterapia. Já outros poderão fazê-las de forma ambulatorial, ou seja, ir à clínica e depois retornar para casa. É isso o que fazemos no nosso centro de quimioterapia em Itajaí.
Quanto tempo dura o tratamento?
Para essa pergunta, não existe somente uma resposta. Cada paciente terá uma recomendação diferente, de acordo com o tipo de câncer e suas condições gerais de saúde. O médico pode recomendar uma certa quantidade de sessões e, ao final delas, verificar se há a necessidade de realizar mais ou não.
As dúvidas mais comuns sobre a quimioterapia
Vamos solucionar as dúvidas que rodeiam o tratamento? Nós perguntamos aos nossos especialistas da Vence Onco e eles responderam as principais.
Por que o cabelo cai?
Umas das principais dúvidas -e receio – é sobre a queda do cabelo. Isso ocorre porque a quimioterapia não destrói apenas as células cancerígenas, mas também as responsáveis pelo crescimento dos pelos corporais. Todavia, o cabelo volta a crescer após o fim do tratamento e já existem medicamentos que não causam esse efeito colateral.
É possível amenizar as náuseas?
Náuseas e vômitos são outros incômodos comuns gerados pela quimioterapia, mas é possível amenizá-los. Algumas dicas são:
- comer em pequenas quantidades, mas mais frequentemente;
- após a sessão, preferir alimentos gelados;
- evitar comidas gordurosas;
- limão e gengibre podem ajudar;
- não esquecer de beber água;
- está sem fome? Não precisa se forçar a comer.
Também vale a pena conversar com o seu médico para saber se ele recomenda algum remédio para diminuir os enjoos.
A quimioterapia gera manchas na pele?
O tratamento pode causar a hiperpigmentação, que são as manchas na pele. Por isso, o paciente precisa sempre usar protetor solar, roupas para proteger a pele e evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, quando os raios estão mais fortes.
Aftas, boca seca e perda de paladar? Aposte em sorvete!
Alguns pacientes que se submetem à quimioterapia costumam relatar a presença de feridas na boca (as aftas),sensação de boca seca e até um gosto metálico, que atrapalha o paladar.
Nesses casos, temos um alimento aliado: o sorvete! Ele serve de anestésico para as dores geradas pelas aftas, além de umedecer a boca e tirar o gosto ruim. Também é interessante preparar refeições com molhos, para deixar os ingredientes mais umedecidos e fáceis de comer.
Dica final: não tenha vergonha de perguntar sobre a quimioterapia!
Respondemos as perguntas principais sobre quimioterapia, mas a lista de dúvidas é enorme. Então, não tenha vergonha de questionar o seu médico, enfermeiros e os outros profissionais de saúde que cuidam de você.
A nossa equipe no centro de quimioterapia de Itajaí está sempre à disposição para acolher os pacientes e solucionar qualquer angústia que envolve o tratamento. Você também pode entrar em contato e agendar um atendimento individualizado. Esperamos o seu contato!