Como lidar com sintomas e reações da quimioterapia?

Como lidar com sintomas e reações da quimioterapia?

A quimioterapia é um processo delicado não apenas para os pacientes submetidos a ele, mas também para os seus familiares que precisam lidar diretamente com as reações da quimioterapia.

Sabendo disso, preparamos um conteúdo completo e didático para ajudar pacientes e familiares a lidar com os temidos efeitos colaterais do tratamento e esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre esse assunto.

Portanto, se você está pesquisando sobre quimioterapia, fique conosco e entenda:

  • o que é a quimioterapia;
  • como funciona a quimioterapia;
  • quais são as reações da quimioterapia e como lidar com elas.

O que é quimioterapia?

A quimioterapia é, de forma sintetizada, um tratamento de combate ao câncer, por meio do qual são administrados  medicamentos para destruir as células doentes que formam o tumor, evitando que sejam espalhadas pelo corpo de alguma forma.

Como funciona a quimioterapia?

Antes de falar sobre como lidar com as reações da quimioterapia, é importante informar que não existe apenas uma forma de administrar ou realizar o tratamento. As formas podem ser administradas por enfermeiros especializados e auxiliares de enfermagem. E cada uma pode provocar reações diferentes.

As formas mais comuns de administrar a quimioterapia são:

  • Via oral, através da qual o medicamento (comprimidos, cápsulas e líquidos) é ingerido pela boca, podendo ser realizado em casa.
  • Intravenosa, quando ocorre a administração do medicamento pela veia por meio de cateter, seja através de injeções ou do próprio soro.
  • Intramuscular, quando a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.
  • Subcutânea, que é quando a medicação é administrada por meio de injeções aplicadas debaixo da pele.
  • Tópico, nesse caso o medicamento é aplicado na região afetada podendo ser um líquido ou pomada.

Quais são as reações da quimioterapia e como lidar com elas?

A partir de agora vamos listar as principais reações da quimioterapia, bem como o que precisa ser feito para lidar com cada uma delas, segundo as orientações mais recentes, divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer.

  1. Fraqueza

A fraqueza é a reação da quimioterapia que pode acontecer entre os pacientes. As recomendações para lidar com ela são: evitar esforço excessivo e aumentar as horas de descanso.

  1. Diarreia

Também pode ocorrer, dentre as reações da quimioterapia, e a melhor forma de lidar com ela, será por meio de medicamentos próprios, que deverão ser receitados pelo médico. Outra recomendação é fazer um acompanhamento com nutricionista.

  1. Perda ou Aumento de peso

As recomendações para lidar com a perda de peso ou aumento de peso é sempre manter o acompanhamento com um nutricionista especializado e que possa lhe auxiliar a passar por essa fase da melhor forma.

Para saber mais sobre o tema, teia o nosso conteúdo especial sobre nutrição oncológica.

  1. Feridas na boca

Alguns pacientes podem desenvolver feridas na boca, e para esse caso as orientações são: manter a boca sempre limpa e evitar usar escova de dentes e prótese dentária. Além disso, deve-se fazer a higienização com água filtrada e uma colher de chá de bicarbonato.

  1. Queda de cabelos e outros pelos do corpo

Das reações da quimioterapia, essa talvez seja a mais conhecida e temida. Por isso vale reforçar que essa é uma situação passageira e que as recomendações médicas para contorná-la, vão desde o uso de perucas e lenços, aos demais acessórios que sejam do gosto do paciente e ajudem a melhorar a autoestima.

  1. Enjoo, vômitos e tonturas:

Essas reações da quimioterapia também são esperadas, sendo muito retratadas em filmes, novelas e literaturas sobre o assunto.

Nesses casos as recomendações são:

Para lidar com enjoos deve-se comer em pequenas quantidades e com mais frequência. As recomendações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer, também incluem chupar balas à base de hortelã, fazer a ingestão de água mineral gelada com limão e outras bebidas com gás, para ajudar.

Para lidar com os vômitos a recomendação é evitar alimentos com muito tempero ou muito gordurosos, além de tomar os remédios para enjoo e vômito que forem receitados pelo médico.

No caso da tontura a recomendação é estar sempre acompanhado de alguém em todas as sessões de quimioterapia, evitando passeios logo após o procedimento.

Se o assunto quimioterapia te interessa, e você leu até aqui, tire um tempinho para conhecer melhor a Vence Onco. Somos uma clínica especializada e referência em tratamentos oncológicos, incluindo a quimioterapia, em Itajaí-SC e região.

Entre em contato caso alguma dúvida sobre o assunto persista ou mesmo para agendar uma consulta para avaliação individual. Siga-nos também nas redes sociais no Instagram  e Facebook, onde toda semana publicamos conteúdos atualizados sobre o câncer e seu diagnóstico e tratamento.

Aproveite para ler outros artigos relacionado a este assunto em nosso blog:

Como funciona a quimioterapia
6 mitos e verdades sobre a quimioterapia
Entenda a relação entre alimentação e o câncer

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.