A ciência contra o câncer está em constante avanço. Os pesquisadores trabalham sem parar em busca de mais medicamentos e tratamentos com o objetivo de destruir aquelas células que insistem em se replicarem de forma desordenada, formando assim os tumores. Um exemplo dessa evolução está no uso das terapias-alvo em oncologia.
Essa conduta consiste em inserções de medicamentos no organismo de maneira mais assertiva. Para isso, são utilizadas substâncias específicas, que atuam melhor em alguns tipos de câncer.
A maneira que as terapias-alvo atua
Basicamente, os medicamentos utilizados na terapia alvo em oncologia atingem as moléculas das células que fazem com que elas se repliquem de maneira incorreta. Pode ser, por exemplo, uma proteína específica que está no código genético do paciente e que contribuiu para o aparecimento do câncer.
Portanto, trata-se de uma tecnologia bastante especializada e cada paciente receberá substâncias adequadas para seu organismo. Para isso, os médicos precisam fazer análises genéticas, a fim de encontrar essas mutações e desenvolver a terapia.
Os principais objetivos das terapias-alvo são:
- destruir as células cancerígenas;
- impedir que se dividam;
- ajudar o sistema imunológico nessa destruição celular;
- colocar substâncias tóxicas dentro dessas células;
- interromper a ação das proteínas que geram as mutações cancerígenas;
- evitar a formação de vasos sanguíneos que alimentem o tumor com oxigênio e nutrientes.
As formas disponíveis da terapia alvo em oncologia
Neste ramo de terapia alvo em oncologia, vários tipos de medicamentos podem ser utilizados, conforme a necessidade do paciente. O objetivo dessas substâncias é agir nas células e impedir que elas se repliquem. Também podem prevenir a formação de vasos sanguíneos que cheguem a elas, como explicamos anteriormente.
O paciente pode receber esses remédios por via oral, como com comprimidos, ou intravenosa, em aplicações diretamente na veia. Vale saber que há a possibilidade das terapias-alvo serem utilizadas também com outros tratamentos, como quimioterapia e radioterapia, a fim de ampliar o poder contra o câncer.
Portanto, é importante conversar com o seu médico sobre todas essas possibilidades. A nossa equipe pode te ajudar. Você pode marcar a sua consulta na nossa unidade de Itajaí. Faça o agendamento de forma prática, pelo site.
Leia também: Entenda como escolher uma clínica de oncologia para o seu tratamento
As indicações
Alguns tipos de câncer são melhores combatidos com a terapia alvo, pois possuem proteínas de fácil identificação a serem destruídas.
A instituição Oncoguia cita esses exemplos:
- câncer de mama;
- pulmão;
- colorretal, que atinge o retor e o intestino grosso;
- fígado;
- tireoide;
- leucemia mieloide crônica;
- linfoma;
- rins;
- melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele.
O ideal é que o tumor esteja bem localizado, para que a terapia o atinja de forma mais precisa.
Por que escolher pelas terapias-alvo?
Você deve estar se perguntando qual a diferença com a quimioterapia. Afinal, esse tratamento também visa destruir as células cancerígenas.
No entanto, a terapia alvo em oncologia possui tecnologias e uma abordagem mais complexa, que fazem o medicamento ir direto onde está a doença e não atingir todas as outras células (mesmo que elas sejam saudáveis),o que a quimioterapia causa. Assim, os efeitos colaterais são menores, por exemplo, com menos queda de cabelo.
As terapias-alvo possuem eventos adversos?
Apesar de se diferenciar da quimioterapia, as terapias-alvo também provocam alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são: náuseas, vômitos, cansaço, diarreia, feridas na boca, alterações na cor do cabelo e erupções na pele.
Além disso, há ainda o risco das células se tornarem resistentes aos medicamentos utilizados. Portanto, é importante avaliar com o médico especialista em oncologia a respeito da indicação desse tratamento e se há formas de amenizar os incômodos resultantes dele.
Você tem mais alguma dúvida sobre a terapia alvo em oncologia?
As terapias-alvo envolvem mutações genéticas, aspectos do DNA humano e muitas alterações celulares. Portanto, sabemos que podem restar algumas dúvidas sobre o tratamento.
Nossa equipe está à disposição para ajudar! Você pode entrar em contato pelo site ou pelo WhatsApp para enviar sua questão ou para agendar uma avaliação individual. Se preferir, pode ainda comparecer diretamente no nosso centro de oncologia em Itajaí (SC). Estamos a sua espera!