Desde rouquidão até soluços: são vários os sintomas de câncer de esôfago que precisamos ter atenção. Essa doença é a responsável por mais de 10,9 mil diagnósticos no Brasil todos os anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Os homens são os mais afetados, representando cerca de 8 mil pacientes. Enquanto as mulheres são aproximadamente 2 mil. Isso faz com que o câncer de esôfago seja a sexta neoplasia mais comum entre o público masculino e ocupa a 15ª posição entre o feminino.
Além desse recorte por gênero, também é importante saber que as pessoas acima de 55 anos possuem maiores riscos de desenvolver tumores malignos nesse órgão. Porém, o que causa a doença? Qual é a lista completa dos sintomas de câncer de esôfago?
Nós iremos explicar tudo neste material. Continue a leitura e acompanhe!
O que está por trás do surgimento dos tumores no esôfago?
O esôfago é como um “tubo” que liga a boca ao estômago, por onde os alimentos passam quando comemos. Esse órgão é revestido por várias camadas de células e a replicação errada delas, que pode gerar o câncer, ocorre tanto nas partes mais internas, quanto na extensão externa da estrutura.
Esses danos podem ser causados pelas seguintes situações:
- consumo de bebidas muito quentes: o Ministério da Saúde emitiu um alerta especial para o chimarrão acima de 65°C, com a possibilidade de promover danos aos tecidos do esôfago. Porém, também tenha cuidado com chás e cafés, por exemplo;
- tabagismo;
- ingestão excessiva de bebidas alcoólicas;
- infecção pelo vírus HPV;
- exposição a algumas substâncias tóxicas, como poeira da construção civil, carvão e herbicidas;
- excesso de peso;
- histórico de câncer de cabeça e pescoço, assim como de pulmão;
- presença de doenças como acalasia (distúrbios na válvula que separa estômago e esôfago) e Esôfago de Barret (crescimento anormal das células do órgão).
Caso você tenha se identificado com algum desses grupos de risco, redobre a atenção e mantenha cuidados médicos periódicos.
Os principais sintomas de câncer de esôfago e outros sinais de alerta
Nem sempre o câncer de esôfago apresenta sintomas nos estágios iniciais. No entanto, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) informa que é preciso ter atenção especial aos seguintes três desconfortos:
Disfagia
Esse é o nome técnico para a dificuldade de engolir, o que é gerado a partir da presença de tumores no esôfago. Com isso, o paciente costuma trocar os alimentos sólidos por versões mais pastosas, mastigar devagar e até mesmo sofrer com engasgos.
Perda de peso
A dificuldade de comer acarreta na perda de peso, assim como as alterações no metabolismo geradas pela doença. Às vezes, essas complicações são discretas e o paciente pode demorar a percebê-las. Portanto, cada pequeno incômodo merece investigação.
Dores no peito
A dor no peito é um dos sintomas de câncer de esôfago que pode confundir. Afinal, esse problema costuma estar associado a condições cardiovasculares, mas a presença da neoplasia também causa a sensação de pressão ou queimação no tórax.
Outros sintomas de câncer de esôfago que precisam de atenção
Além desses três destacados pela SBCO, a presença de células malignas no esôfago também podem gerar outros 7 sinais de alerta. São eles:
- fezes escuras: causadas por possíveis sangramentos;
- vômitos;
- azia e sensação de indigestão;
- anemia: tanto pela má nutrição, quanto por hemorragias;
- rouquidão;
- soluços que não passam;
- tosse crônica.
Dessa forma, chegamos aos 10 sintomas de câncer de esôfago mais comuns. Contudo, perceba que eles também podem estar presentes em outros problemas de saúde.
Então, o importante é procurar o médico oncologista para obter o diagnóstico certo. Você pode contar com a ajuda da equipe da Vence Onco de Itajaí para isso.
Como identificar um tumor no esôfago?
Após analisar os sinais de alerta, o médico pode solicitar um exame de endoscopia, em que uma fina cânula, com uma microcâmera, é inserida no esôfago para verificar a estrutura internamente.
Caso exista algum nódulo, é possível já retirar um pedaço dele para a biópsia. Assim, os profissionais analisam a presença de células cancerígenas.
Outros exames também são solicitados, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e PET-Scan. Eles ajudam a verificar com precisão o local do tumor e se há metástase, ou seja, o espalhamento das células para outras partes do corpo.
Existe cura?
Depois de conhecer os sintomas de câncer de esôfago, a pergunta que deve estar na sua mente é: existe cura para essa neoplasia? Alguns pacientes podem chegar à condição em que as células malignas são eliminadas, enquanto outros conseguem controlar a doença, mesmo que ela não desapareça completamente.
Os tratamentos mais comuns envolvem a cirurgia para a retirada do tumor, associada a sessões de quimioterapia e radioterapia, que objetivam destruir as células cancerígenas que permaneceram. O oncologista e demais profissionais de saúde, como nutricionistas e psicólogos, são os aliados nesse combate ao câncer de esôfago, a fim de que o paciente possa ter bem-estar e qualidade de vida.
Você tem alguma dúvida sobre os sintomas de câncer de esôfago?
Os nossos profissionais estão à disposição para ajudar a solucionar as suas dúvidas, seja sobre os sintomas de câncer de esôfago ou qualquer outro aspecto dessa doença. Entre em contato e venha conversar com a nossa equipe. Ficaremos felizes em auxiliar!