Câncer e sedentarismo: entenda a relação

Câncer e sedentarismo: entenda a relação

Você sente muita preguiça ao pensar em praticar exercícios físicos? Se sente um pouco sedentário? Provavelmente, já sabe o quanto essa inatividade pode prejudicar a saúde. Porém, conhece a relação entre câncer e sedentarismo?

O problema em não se exercitar não está ligado apenas na questão de ganho de peso. Todo o corpo sofre com isso e, inclusive, há um perigo maior em desenvolver células incorretas nos tecidos, o que é a chave para o surgimento do câncer.

Sabemos que essa informação pode assustar. Então, continue lendo este material para entender todos os detalhes sobre o assunto.

O que a ciência diz sobre câncer e sedentarismo

Existem várias pesquisas que tratam a respeito desses dois aspectos e como eles se relacionam. Um exemplo é o estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA),que mostrou que cerca de 72% dos pacientes oncológicos brasileiros tinham vidas sedentárias.

Enquanto isso, o  Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) apontou que até 10 mil casos de câncer poderiam ser evitados no Brasil, caso a população praticasse mais exercícios físicos. Seriam 8,6 mil diagnósticos a menos em mulheres e 1,7 mil em homens, com maior prevalência em câncer de cólon (que atinge a parte final do intestino) e de mama.

Por fim, essa outra avaliação de pesquisadores espanhóis e alemães mostrou que, entre os sedentários, a incidência de morte por câncer é maior, uma notícia bem ruim.

Por que isso acontece?

Após ver esses números, você deve estar pensando: por que os exercícios estão tão relacionados ao câncer?

O motivo está no fato que já até mencionamos: o acúmulo de gordura corporal que ocorre quando deixamos o nosso corpo parado. Isso faz com que o organismo fique em um estágio crônico de inflamação, facilitando as mutações incorretas das células e, consequentemente, o câncer.

Já quando nos exercitamos, o nosso sistema imunológico sai fortalecido, com o aumento da produção de linfócitos, que combatem invasores e outras células errôneas. São chamados de natural killers, ou “matadores naturais”, por conta disso.

Mas, um benefício, é que as atividades ajudam a controlar os níveis de insulina na corrente sanguínea. Assim, não há a situação chamada de “hiperinsulinemia”, que está associada ao câncer de mama, endométrio (camada interna do útero),cólon e pâncreas.

Portanto, para evitar esses danos, saiba que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 a 300 minutos de atividades moderadas a vigorosas por semana. Isso é cerca de 45 minutos por dia.

Pacientes com câncer também precisam sair do sedentarismo

Os exercícios também são importantes para quem já foi diagnosticado com câncer. Ao se movimentar, a pessoa consegue combater aquela sensação de cansaço que pode aparecer pelo tratamento, além da perda de massa muscular.

Também há maior bem-estar e redução das dores, pela liberação do hormônio endorfina. A saúde mental não fica de fora, com a diminuição de casos de ansiedade patológica e depressão.

Leia também: Como lidar com os sintomas e reações da quimioterapia? 

Fale com o médico antes de começar a se movimentar

Tanto pacientes oncológicos quanto os que não são precisam fazer um check-up médico para saírem do sedentarismo. Isso ajuda a verificar se não existe nenhum problema cardiológico que coloque a saúde em risco quando o corpo enfrenta o esforço físico.

Os especialistas da Vence Onco estão à disposição para te auxiliar nisso. Marque uma consulta e garanta que está tudo bem para você começar a se movimentar!

Algumas dicas para sair do sedentarismo

Nem sempre é fácil começar a praticar exercícios físicos. Então, confira essas dicas que separamos que podem te ajudar:

  • Combine com um amigo para vocês treinarem juntos;

  • Comece em um parque ou praça que te dê bem-estar;

  • Não coloque metas muito grandes;

  • Comemore as conquistas;

  • Procure exercícios ou esportes que você goste;

  • Tenha roupas confortáveis para a prática;

  • Tente criar uma rotina, sempre se exercitando no mesmo horário. Com o tempo, você irá se acostumar.

Você está com mais alguma dúvida sobre câncer e sedentarismo?

Restou algum questionamento sobre a relação entre câncer e sedentarismo? Você quer saber mais sobre como isso se aplica ao seu caso?

Venha conversar com os nossos médicos! Você pode enviar a sua mensagem através do nosso site, nossos especialistas estão prontos para te ajudar.

Estamos te esperando!

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.