Como lidar com sintomas e reações da quimioterapia?

Como lidar com sintomas e reações da quimioterapia?

Quando recebem o diagnóstico de câncer, muitos pacientes já imaginam as reações da quimioterapia, que costumam ser divulgadas na mídia. Além disso, esse tratamento é bastante utilizado no combate a diversos tipos de tumores.

Porém, apesar de ser normal aparecer o receio a respeito dos sintomas, também é importante ter em mente que é possível aliviá-los. Existem táticas e cuidados que ajudam o paciente a ter mais bem-estar.

Preparamos este material para explicar sobre essas formas de amenizar os incômodos e aproveitar maior qualidade de vida. Continue lendo para conferir.

O que é quimioterapia?

Antes de conhecer as reações da quimioterapia, vamos explicar o que é esse tratamento. Ele consiste, basicamente, no uso de medicamentos que irão atingir as células cancerígenas para destruí-las, a fim de combater o tumor já existente e evitar que essas estruturas doentes se espalhem para outras partes do corpo, gerando a metástase.

Existem diversos remédios que são prescritos de acordo com as necessidades de cada paciente. Também são diferentes as formas de aplicação. São elas:

  • oral, em que os comprimidos, cápsulas e líquidos são ingeridos pela boca, com o tratamento sendo realizado em casa;
  • intravenosa, quando ocorre a administração do medicamento pela veia por meio de um cateter, seja através de injeções ou do próprio soro;
  • intramuscular, com a medicação aplicada por meio de injeções no músculo;
  • subcutânea, quando os remédios são injetados abaixo da pele;
  • tópico, por meio de pomadas e líquidos passados na pele;
  • intracranial: maneira menos comum de administração, quando o medicamento é injetado na espinha dorsal do paciente, em um procedimento no centro cirúrgico.

As formas de aplicação dos medicamentos quimioterápicos e as quantidades de sessões também são determinadas de acordo com os tipos de tumores, em uma decisão em conjunto com a equipe de oncologia.

Como lidar com as reações da quimioterapia?

Quando o medicamento é injetado para combater as células cancerígenas, as substâncias também podem atingir outras partes saudáveis do corpo. Por isso, diversas reações da quimioterapia surgem. Vamos listá-las a seguir e mostrar como lidar com elas.

Fraqueza

Combater um câncer é uma batalha que consome energia do organismo. Além disso, os remédios quimioterápicos podem ainda afetar as células sanguíneas, com o risco de gerar anemia.

Assim, surgem a fraqueza e o cansaço. Nesses casos, não há muito segredo: é preciso descansar. Não se force a realizar atividades que exijam muito esforço e preze pelo seu bem-estar.

Imunossupressão

Entre as células sanguíneas afetadas pela quimioterapia estão os glóbulos brancos (leucócitos),que são responsáveis por auxiliar o sistema imunológico na proteção do organismo.

Por isso, os pacientes oncológicos ficam mais suscetíveis à infecções. Então, é fundamental se prevenir contra doenças transmissíveis, como com o uso de máscaras em locais com muitas pessoas, higienização frequente das mãos e não compartilhamento de objetos pessoais.

Diarreia

Na lista de reações da quimioterapia também está a diarreia, quando os medicamentos atingem o sistema digestivo. Para amenizar esse incômodo, converse com seu médico sobre o uso de remédios que protejam a microbiota intestinal e façam com que o funcionamento do intestino volte ao normal.

Outra recomendação é manter o acompanhamento com um nutricionista oncológico, que irá prescrever uma dieta de acordo com as suas necessidades e que contribua para o alívio dos sintomas.

Perda ou aumento de peso

Pacientes oncológicos que passam pela quimioterapia também lidam com variações no peso. Os cuidados com o nutricionista são úteis para manejar essa reação de forma que ela não atrapalhe a saúde.

Leia também: Quais são os cuidados com pacientes oncológicos?

Feridas na boca são reações da quimioterapia

Os medicamentos quimioterápicos costumam gerar feridas na mucosa da boca. Para amenizar o desconforto, é importante escovar os dentes ou próteses dentárias delicadamente, com uma escova macia. Porém, não deixe de realizar a higienização correta.

Também hidrate-se bastante com água. O dentista poderá indicar outros cuidados, a depender da sua necessidade. Existem, por exemplo, terapias a laser que contribuem com a cicatrização das lesões.

Esses tratamentos que vão além do combate ao tumor são essenciais para a qualidade de vida. Eles são chamados de “terapia de suporte”. Você pode ler mais sobre o assunto aqui.

Queda de cabelo

Uma das reações da quimioterapia mais conhecidas é a queda de cabelo e pelos do corpo, que ocorre em razão dos impactos dos medicamentos nos folículos capilares. Isso afeta a autoestima dos pacientes.

Felizmente, já surgiram recursos para amenizar o problema! Na Vence Onco de Itajaí, oferecemos o uso da touca Thermia, que resfria o couro cabeludo e reduz o fluxo de sangue na área. Com isso, os remédios quimioterápicos não chegam em alta quantidade nos folículos.

Enjoo, vômitos e tonturas

Essas reações da quimioterapia também são esperadas, sendo muito retratadas em filmes, novelas e literaturas sobre o assunto. Então, quando o enjoo aparecer, coma em pequenas quantidades e com mais frequência.

Outra tática é consumir alimentos cítricos e gelados, como picolés, que acalmam o estômago. Vale ainda chupar balas de hortelã e beber água gelada com limão.

Caso mesmo assim os vômitos surjam, mantenha uma alimentação mais leve nas próximas refeições, sem muitos temperos e gorduras. Também converse com seu médico sobre a necessidade de tomar algum medicamento.

Já a respeito das tonturas, a recomendação é estar sempre acompanhado de alguém em todas as sessões de quimioterapia, evitando passeios logo após o procedimento.

Quando procurar ajuda médica?

É preciso conhecer as reações da quimioterapia que indicam a necessidade de procurar ajuda médica. O principal sinal de alerta é a febre igual ou acima de 38 ºC. Além disso, também busque o especialista nas seguintes situações:

  • diarreia e vômitos persistentes;
  • manchas vermelhas pelo corpo;
  • sangramentos;
  • dificuldade para respirar;
  • dor ou ardência ao urinar.

Sempre mantenha contato com seu oncologista para relatar os sintomas e desconfortos. O médico irá orientar sobre as condutas mais adequadas para a sua saúde.

Vale ressaltar ainda que a ausência de efeitos colaterais não significa que a quimioterapia não fez efeito. Cada organismo reage de maneira diferente aos medicamentos.

Reações da quimioterapia: nossa equipe está à disposição para ajudar

Na Vence Onco, realizamos infusões de medicamentos quimioterápicos e temos uma equipe à disposição para oferecer o suporte necessário aos pacientes. Portanto, caso você tenha ficado com dúvidas sobre as reações da quimioterapia, saiba que podemos ajudar. Entre em contato, mande sua mensagem e logo iremos responder.

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.