Importância da vacinação contra gripe em pacientes com câncer

Importância da vacinação contra gripe em pacientes com câncer

Pacientes com câncer enfrentam uma série de desafios durante o tratamento, que vão muito além do combate às células tumorais. Um dos cuidados essenciais nesse período é a prevenção contra infecções, incluindo a vacinação contra gripe.

A imunização anual contra o vírus influenza é uma medida simples, segura e altamente recomendada para pacientes oncológicos, como destaca a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Porém, sabemos que esse assunto ainda gera algumas dúvidas. Então, preparamos este material para esclarecer os principais pontos que envolvem a vacina em pacientes oncológicos. Confira a seguir.

Por que a gripe é perigosa para quem tem câncer?

A gripe é uma doença infecciosa causada por uma “família” de vírus que ataca as vias respiratórias. Em pessoas saudáveis, ela costuma causar sintomas como febre, dor no corpo e cansaço, sendo solucionada naturalmente em alguns dias.

Já em pacientes com imunidade comprometida, como os que fazem tratamento oncológico, a enfermidade pode evoluir para quadros graves, como pneumonia, infecções secundárias, hospitalizações e até risco de óbito. Isso mostra a importância da vacinação contra gripe.

Afinal, o sistema imunológico destes pacientes pode estar debilitado por causa da quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou pelo próprio câncer. Assim, uma infecção viral simples pode gerar complicações sérias.

Além disso, a gripe pode atrasar ou interromper temporariamente o tratamento do câncer, exigir internação hospitalar e aumentar o risco de outras infecções respiratórias.

A vacinação contra gripe é segura para quem tem câncer?

A vacinação contra gripe, como mostramos anteriormente, é segura para a maioria dos pacientes oncológicos. A recomendação é que seja aplicada o tipo inativado (com vírus morto),que não causa a doença e não apresenta risco de infecção, mesmo em pessoas com baixa imunidade.

Importante: o imunizante usado nos postos de saúde e nas campanhas públicas no Brasil é inativado. No entanto, é sempre interessante conversar com seu oncologista antes de tomar qualquer vacina ou medicamento.

Existe contraindicação para a vacinação contra gripe?

Na maioria dos casos, não há contraindicação para a vacinação contra a gripe em pacientes com câncer. Contudo, alguns cuidados devem ser observados:

  • pessoas em uso de altas doses de corticoides ou com neutropenia grave (nível muito baixo de glóbulos brancos) devem ser avaliados individualmente;
  • quem tem histórico de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina (por exemplo, ovo) devem consultar o médico;
  • pacientes que passaram por transplante de medula óssea precisam aguardar alguns meses após o procedimento para receber a vacina, conforme orientação da equipe médica.

Quando é o melhor momento para se vacinar?

O ideal é que a vacina seja administrada antes do início do tratamento oncológico, quando possível. Porém, mesmo durante a quimioterapia ou outros cuidados, a vacinação ainda é recomendada e benéfica, desde que em condições seguras.

A orientação médica pode indicar aguardar entre os ciclos de quimioterapia, preferindo a aplicação em períodos de maior recuperação da imunidade. Outra alternativa é evitar em dias próximos ao uso de medicamentos imunossupressores.

Além disso, os especialistas também podem desejar avaliar exames de sangue recentes, como hemograma, para confirmar a viabilidade da imunização.

Vale destacar que familiares, cuidadores e pessoas próximas ao paciente também devem ser vacinados, criando um “escudo de proteção” ao redor da pessoa imunossuprimida.

Como é feita a vacinação contra gripe?

A aplicação da vacina contra gripe é simples, rápida e gratuita durante a campanha anual do Ministério da Saúde. Pacientes com câncer fazem parte do grupo prioritário e têm direito a serem imunizados logo nas primeiras semanas da ação.

Nos demais períodos do ano, a vacina também pode ser aplicada em clínicas particulares, com orientação médica (ou no SUS, caso ainda existam doses disponíveis).

A vacina da gripe é anual, pois o vírus sofre mutações constantes, e as cepas circulantes mudam a cada temporada. Por isso, mesmo quem já tomou no ano anterior precisa repetir a dose todos os anos.

Outras vacinas

Durante o tratamento oncológico, a proteção contra outras doenças também é importante. Em geral, pacientes com câncer podem receber vacinas com vírus inativados, como:

  1. hepatite B;
  2. herpes-zóster;
  3. pneumocócica;
  4. HPV;
  5. covid-19 (de RNA ou vírus inativado).

Imunizantes com vírus vivos atenuados, por exemplo, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral),são geralmente contraindicados durante o tratamento, por apresentarem maior risco de infecção em pacientes imunossuprimidos.

Coloque na agenda: vacinação contra gripe

Para além das terapias oncológicas, muitos outros cuidados ajudam a proteger a saúde de um paciente com câncer. Um deles é a vacinação contra gripe que, como você percebeu, pode evitar complicações sérias.

Caso queira conhecer mais dicas de prevenção e proteção ao bem-estar, venha conferir nossas publicações nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e Youtube.

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.