Quanto tempo um câncer de mama demora para se desenvolver?

Quanto tempo um câncer de mama demora para se desenvolver?

Uma pergunta comum nos consultórios de médicos oncologistas, ginecologistas e mastologistas é: quanto tempo um câncer de mama demora para se desenvolver?

Afinal, é sempre muito falado sobre a importância do diagnóstico precoce deste e de diversos outros tumores cancerígenos. Segundo a Associação Brasileira de Mastologia (SBM),por exemplo, quando diagnosticada nas fases iniciais, a neoplasia da mama pode chegar a 90% de chances de cura.

Além disso, precisamos ficar atentos para não ocorrer uma metástase, que é a situação em que as células cancerígenas migram do local de origem e se espalham para outras regiões do corpo, agravando a condição.

Então, o que você deve saber sobre o assunto? É isso o que iremos explicar neste material. Confira!

O desenvolvimento do câncer

Antes de tudo, é importante conhecer a vida das células do nosso corpo. Elas “nascem” e desempenham uma função, de acordo com o órgão ou tecido em que estão situadas. Depois de se tornarem velhas ou incapazes de continuar trabalhando, ocorre o processo de apoptose, que chamamos também de “morte programada”.

Em meio a tudo isso, caso aconteça algo que faz com que essa célula se multiplique desordenadamente e com mutações erradas, há a chance de desenvolver um tumor cancerígeno. Porém, só uma mutação não é suficiente para o aparecimento da doença. É preciso ter uma série de eventos errôneos, que levam tempo para acontecer.

Quanto tempo um câncer de mama demora para se desenvolver?

O período de desenvolvimento do câncer de mama se diferencia de acordo com o tipo de tumor e agressividade dele. Alguns, por exemplo, podem demorar até 10 anos para gerar os primeiros sinais de alerta.

Por isso, conheça as principais classificações da doença:

  • carcinoma ductal in situ: surge em um ducto de leite. Trata-se de um tumor não invasivo e com poucas chances de metástase. Felizmente, também é o tipo mais comum;
  • carcinoma ductal invasivo e carcinoma lobular invasivo: esses tumores já são um pouco mais agressivos e com o perigo das células se espalharem. O surgimento deles ocorre nas glândulas mamárias, que ficam nos chamados “lóbulos”;
  • câncer de mama triplo invasivo: como o próprio nome sugere, é um câncer muito invasivo e grave, com altas chances de causar metástase e até de retornar após a finalização do tratamento inicial;
  • inflamatório: neste tipo, as células doentes invadem os vasos linfáticos que ficam próximos aos seios, causando a obstrução deles. Todavia, é um câncer raro.

A identificação do tipo de tumor é feita durante o processo de diagnóstico, por meio da biópsia, que analisa as células presentes no local. O tratamento também irá variar, mas, geralmente, envolve a retirada do nódulo, com uma cirurgia chamada de “mastectomia”; sessões de quimioterapia e radioterapia para eliminar quaisquer células que restaram. Dependendo do caso, pode ser indicada ainda a hormonioterapia, a fim de evitar que os hormônios reprodutivos femininos estimulem o crescimento do câncer.

Sempre de olho nos sintomas

Mais do que entender quanto tempo um câncer de mama demora para se desenvolver, o que nós precisamos conhecer com profundidade é o grupo de sintomas da doença. Assim, é possível procurar ajuda médica rapidamente.

Portanto, tenha atenção aos sinais:

  1. saída de secreção pelo mamilo;
  2. pele avermelhada e com aspecto de casca de laranja nos seios;
  3. inchaço em parte ou em toda a mama;
  4. inversão do mamilo;
  5. nódulos nas axilas e nos seios;
  6. feridas;
  7. dor na mama ou no mamilo.

Notou a presença de algum deles?  Saiba que a nossa equipe de especialistas está à disposição para auxiliar. Clique aqui e conheça o nosso time.

Tenha a mamografia como aliada

Quando o assunto é sobre quanto tempo um câncer de mama demora para se desenvolver, é importante mencionar a mamografia. Isso porque esse exame é capaz de identificar os tumores em seus estágios iniciais, quando possuem menos de 1 centímetro e ainda nem são notados por meio do toque.

Portanto, mulheres a partir dos 40 anos devem fazer a mamografia anualmente. Quando há casos de câncer na família, o rastreio precisa começar antes. O mais adequado é perguntar ao médico o que é mais indicado para a sua condição de saúde.

O melhor é identificar no começo!

Não importa se o tumor é invasivo ou não: todos eles devem ser diagnosticados rapidamente. Portanto, mesmo com respostas variáveis sobre quanto tempo um câncer de mama demora para se desenvolver, foque no que você consegue controlar.

Estamos falando da realização dos exames periódicos, como a mamografia, e consultas de check-up. Já se os sintomas aparecerem, busque assistência médica quanto antes.

Se precisar, agende um horário conosco e venha se cuidar! A equipe da Vence Onco está à disposição!

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.