Em meio aos diversos tratamentos existentes para neoplasias, há um que preza pela precisão: as terapias-alvo para câncer de mama. O objetivo é reconhecer as características específicas de cada tumor, a fim de combatê-lo com maior assertividade.
Trata-se de uma evolução da medicina oncológica, que já utilizava a quimioterapia para destruir as células cancerígenas, mas tinha como problema o fato de prejudicar também as estruturas saudáveis. Já com a terapia-alvo, como o próprio nome diz, os medicamentos atingem o local certo.
Essas substâncias podem ser utilizadas para vários tipos de câncer, como colorretal, fígado, linfoma, leucemia e rins. No entanto, o destaque neste material é o de mama, a neoplasia que atinge mais de 73 mil mulheres brasileiras por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Vamos entender mais sobre esse tratamento e as especificidades do uso nas pacientes com nódulos malignos mamários? Continue lendo e descubra!
Afinal, o que são as terapias-alvo?
As terapias-alvo para câncer de mama são um conjunto de medicamentos formulados para cada paciente, de acordo com as proteínas, genes e outras estruturas presentes no tumor. Dessa forma, as substâncias atuam para eliminar a neoplasia.
São diversos os tipos de substâncias que podem ser utilizadas, sendo que cada uma possui um objetivo, como impedir a formação de vasos sanguíneos que levam nutrientes ao nódulo, alterar as funções das células doentes e acabar com a possibilidade de multiplicação.
Leia também: 4 benefícios das terapias-alvo
Quais são os tipos de terapias-alvo para câncer de mama?
Quando o assunto são terapias-alvo, não faltam nomes complicados de medicamentos. Porém, não se preocupe: iremos “traduzir” as ações deles a seguir.
Anticorpos monoclonais
São fórmulas de proteínas que se assemelham às que temos em nosso sistema imunológico. Assim, elas se ligam à proteína HER2, que está em alguns tipos de tumores nas mamas, para impedi-los de crescer. Nessa categoria, alguns medicamentos são o Trastuzumabe e o Pertuzumabe.
Anticorpo-droga conjugado
Quando o médico oncologista opta por esse tratamento, ele utiliza um tipo de anticorpo artificial para “carregar” o medicamento quimioterápico diretamente para as células cancerígenas. Os nomes das principais substâncias são Ado-trastuzumabe emtansina e Fam-trastuzumabe deruxtecan.
Inibidores de quinase entre as terapias-alvo para câncer de mama
As quinases são proteínas que indicam às células que elas podem crescer. Então, neste tipo de tratamento, ocorre um efeito inibidor dessa molécula, para que o câncer não se desenvolva mais. Os medicamentos deste grupo são o Lapatinibe, o Tucatinib e o Neratinib.
Inibidores hormonais
Segundo o Instituto Oncoguia, 67% dos tumores na mama são influenciados pelos hormônios femininos que circulam no corpo. Portanto, existem fórmulas que atrapalham a recepção das moléculas hormonais nas células malignas. Neste conjunto, é possível encontrar inibidores de CDK, mTOR e PI3K, entre outras siglas que diferenciam cada substância.
Terapias-alvo para câncer de mama com mutação no gene BRCA
Os genes BRCA têm a missão de reparar o DNA, ou seja, quando percebem uma mutação errônea em algumas células, eles já as destroem. Contudo, quando essa função do nosso corpo não é realizada adequadamente, há maiores chances de desenvolver o câncer de mama. Por isso, foi criada uma terapia específica para sanar esse dano, com medicamentos como Olaparibe e Talazoparibe.
A terapia-alvo é para mim?
O uso das terapias-alvo para câncer de mama é definido após avaliações minuciosas dos exames do paciente, a fim de verificar se o tratamento poderá ser eficaz. Para chegar à conclusão, é necessário realizar a biópsia do tumor e o exame imunohistoquímico.
Esse teste irá analisar as diversas características do nódulo, por exemplo, o local de origem (checar se é metástase ou não),as proteínas existentes, os tipos de mutações e até mesmo os prognósticos (como a doença poderá se desenvolver).
A partir dessas informações, é possível verificar a viabilidade do tratamento e como devem ser os medicamentos que serão administrados, seja por via oral ou intravenosa.
Vale lembrar ainda que outros métodos podem ser usados em conjunto, como a cirurgia para a retirada do nódulo, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Cada paciente terá uma estratégia de tratamento única, definida junto ao oncologista e demais especialistas da equipe de cuidados.
Na Vence Onco de Itajaí, contamos com uma equipe de profissionais que pode ajudar em cada etapa do combate ao câncer. Clique aqui para nos conhecer melhor.
Fique por dentro dos detalhes das terapias-alvo para câncer de mama e outros tratamentos
Esperamos que você tenha gostado de ver como as terapias-alvo para câncer de mama conseguem atingir diretamente as células doentes, uma evolução da oncologia capaz de contribuir com a saúde das pacientes.
Nós estamos sempre atentos aos progressos da área e queremos que você também conheça cada detalhe. Por isso, convidamos para ficar por dentro de todas as informações com nossas publicações no Instagram e Facebook. Venha nos seguir!