Anticorpos monoclonais

Anticorpos monoclonais

Engana-se quem pensa que, para tratar o câncer, existe apenas a quimioterapia e a radioterapia. Cada vez mais a ciência evolui em prol da cura, um exemplo disso são os anticorpos monoclonais.

Vale lembrar que ainda é um tratamento novo, mas, de acordo com o Instituto Oncoguia, essa conduta já se mostrou eficaz e novos ensaios clínicos estão sendo produzidos.

Portanto, é algo que precisamos continuar de olho e atentos a todas as novidades. Enquanto isso, aprenda mais sobre o assunto neste material e como a Vence Onco trabalha com anticorpos monoclonais em Itajaí.

Afinal, o que são anticorpos monoclonais?

O nome soa um pouco diferente, mas vamos te explicar de forma simples: os anticorpos são pequenos “soldados” que fazem parte do nosso sistema imunológico e andam pelo corpo em busca de possíveis invasores, como vírus e bactérias.

Quando encontram a proteína desses microrganismos estranhos e possivelmente maléficos, esses soldados entram em ação e recrutam várias outras células de defesa para destruírem o que estiver ameaçando a nossa saúde.

Funciona do mesmo jeito com o câncer. O uso de anticorpos monoclonais identificam os antígenos — células estranhas que estão no tumor — e trabalham para eliminá-los.

Outras doenças onde o uso de anticorpos monoclonais também funciona

O uso dos anticorpos monoclonais não começou no tratamento oncológico! Outras doenças já são combatidas por essa tática. Confira algumas delas:

  • psoríase;
  • osteoporose;
  • doença de Crohn;
  • lúpus;
  • artrite reumatoide;
  • esclerose múltipla;
  • covid-19 grave.

Isso mostra que o uso dos medicamentos com os anticorpos deixou há muito tempo de ser apenas experimento. Apesar de ainda estarem sendo realizados muitos estudos a respeito, a medicina comprovou a segurança e a efetividade desse tipo de tratamento.

Os tipos de anticorpos monoclonais

Existem três tipos de anticorpos monoclonais, indicados conforme as condições de saúde do paciente e o tipo de tratamento realizado. Confira como funciona cada um deles:

Recombinantes

O objetivo desses anticorpos é marcar a célula doente, ou seja, a que está causando o câncer. A partir disso, todo o sistema imunológico entra em ação para bloquear uma proteína que contribui para o crescimento do tumor, fazendo com que a doença não evolua. 

Anticorpos monoclonais conjugados

Nesse caso, os anticorpos viajam por todo o corpo procurando pelas células cancerígenas. Quando as encontra, fazem uma ligação com essas estruturas e depositam ali o medicamento quimioterápico, que visa destruir o tumor.

Dessa maneira, apenas as células doentes são atacadas. Assim, as células saudáveis são poupadas, diferente de como acontece com a quimioterapia tradicional.

Leia também: Como lidar com sintomas e reações da quimioterapia? 

Bispecíficos

Essa é a situação onde os anticorpos monoclonais têm duas tarefas: eles marcam as células doentes e depois vão até elas para combatê-las. Todo esse trabalho tem como objetivo vencer o tumor e eliminar as células cancerígenas.

Alguns nomes que pode encontrar ao procurar por anticorpos monoclonais

Logo abaixo, listamos os nomes de alguns medicamentos de anticorpos monoclonais que você pode encontrar ao pesquisar mais sobre o tratamento. São termos mais complexos que, basicamente, se enquadram nos três tipos de tratamento que citamos anteriormente.

  • regdanvimabe;
  • alemtuzumab;
  • trastuzumab;
  • brentuzimabe.

Vale lembrar que eles são de uso hospitalar, intravenoso e devem ser prescritos pelo médico oncologista — depois de uma profunda avaliação do caso clínico do paciente.

Os efeitos colaterais

Como todo tratamento, os anticorpos monoclonais também geram alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são: fraqueza, febre, vômito, diarreia, dor de cabeça, pressão baixa e lesões na pele.

Na Vence Onco, em Itajaí, temos uma equipe de vários profissionais da saúde que estão a postos para cuidar do paciente integralmente, ajudando a minimizar esses desconfortos. É o chamamos de terapias de suporte, pois objetivam melhorar o bem-estar e qualidade de vida do paciente. 

Você quer saber mais sobre os anticorpos monoclonais?

Esse tratamento contra o câncer é complexo e cheio de termos técnicos. Então, é comum surgirem dúvidas a respeito dele.

Porém, saiba que você sempre pode entrar em contato conosco e mandar suas perguntas e questionamentos sobre anticorpos monoclonais. Mande a sua mensagem pelo nosso site.

No entanto, não se esqueça de marcar uma consulta para receber uma avaliação personalizada. Os nossos médicos irão verificar se o uso desta técnica oncológica é adequada para o seu caso.

Ressaltamos que você será bem recebido e cuidado, pois queremos te ver bem!

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.