Câncer de rim: causas, sintomas e tratamentos

Câncer de rim: causas, sintomas e tratamentos

Sim, precisamos falar sobre o câncer de rim, suas causas, sintomas e tratamentos, pois este é um problema grave, que segundo dados divulgados pelo Ministério da saúde, já representa 3% das doenças malignas em adultos em todo o mundo.

O câncer de rim é um daqueles assuntos pouco conhecidos, que muitos só procuram informações quando já é uma realidade própria ou próxima. Trata-se de um tumor maligno que acomete o rim, e entre outras complicações, pode até mesmo obrigar a retirada deste que é o órgão responsável por filtrar as impurezas do organismo, um dos principais sistemas do corpo.

Para ajudar você que precisa saber mais sobre o assunto, preparamos esse conteúdo completo, esclarecendo pontos como:

  • o que é câncer de rim;
  • quais são os fatores de risco;
  • sintomas e sinais;
  • diagnóstico, tratamento e
  • dicas de como prevenção.

Continue a leitura e entenda melhor tudo sobre esse problema sério, mas que pode ser tratado.

O que é câncer de rim

Você sabia que os rins são os órgãos responsáveis por equilibrar o volume de água e a qualidade de sais do nosso corpo, e que eles fazem a importante função de promover a eliminação das substâncias metabolizadas pelo organismo? Isso quer dizer que um problema nesse órgão pode comprometer todo o sistema, um fato que torna o câncer nos rins uma das doenças mais graves.

Mas, o que é o câncer de rim?

Em síntese, o câncer de rim é um tipo de mutação que acontece no DNA das células que formam os néfrons, que passam a se proliferam de forma anormal. É importante explicar que existem vários tipos de câncer renal, e que o tipo mais comum é o carcinoma de células renais, que atualmente representa aproximadamente 90% dos casosde câncer que se originam nos rins.

Câncer de rim: os fatores de risco

Dados sobre as causas do câncer de rim revelam uma lista extensa, por isso separamos aqui apenas os principais fatores.

A hipertensão arterial, bem como a obesidade e o tabagismo encabeçam a lista, junto com:

  • síndromes genéticas raras;
  • uso de diuréticos (especialmente em mulheres) e
  • insuficiência renal crônica em uso de hemodiálise.

Sinais e sintomas do câncer de rim

Geralmente o câncer de rim é descoberto quando já está avançado ou quando já existe metástase, isso por causa da dificuldade de palpação do tumor, devido à localização do rim, que se localiza mais profundamente no abdômen (bem escondidinho).

Um artigo publicado pelo Instituto Onco Guia, e atualizado em abril (2022),apresenta dados oficiais, que apontam que em Apenas 10% dos pacientes apresentam sintomas, que podem ser:

  • dor no abdômen;
  • sangue na urina;
  • massa palpável no abdômen;
  • perda de peso, a febre, cansaço, suor excessivo à noite e pressão alta.

Diagnóstico e tratamento do câncer de rim

O diagnóstico do câncer de rim, na maior parte das vezes acontece “por acaso”, por meio de um exame de imagem específico ou despretensioso, que acaba revelando um nódulo no rim.

Os exames de imagens que normalmente ajudam no diagnóstico, são:

  • ultrassom;
  • tomografia computadorizada e
  • ressonância magnética.

Uma vez que o câncer renal é diagnosticado, o tratamento seguirá a orientação de um especialista, que poderá se basear no tamanho do tumor de acordo com seu estágio e nas observações, por exemplo, se há metástase ou não.

O que dá para dizer de uma maneira mais generalizada, é que se o câncer é apenas renal, o tratamento é feito por meio de cirurgia com retirada parcial ou total do rim. Já quando há metástases, o protocolo de tratamento é mais severo, de forma que cada caso requer um tipo de tratamento, por isso é importante procurar por uma clínica oncológica especializada nesse tratamento.

O melhor é sempre prevenir. Mas como prevenir o câncer de rim? Confira isso no próximo tópico.

Dicas de como fazer a prevenção do câncer de rim

A melhor forma de prevenir qualquer doença é manter hábitos de vida saudável, e com o câncer não é diferente.

Por isso as recomendações são:

  1. Mude seus hábitos e mantenha sua vida o mais saudável que puder.
  2. Esteja atento ao seu corpo.
  3. Faça consultas regulares e comunique ao seu médico as alterações no funcionamento do seu organismo.

Para terminar, vale ressaltar que quanto mais cedo o diagnóstico de um câncer for realizado, maiores são as chances de cura. Portanto, o diagnóstico precoce é importantíssimo. Entendido?

Leia outros artigos em nosso site:

Conheça a Clinica Vence Onco, através do nosso site. Somos especializados no tratamento de câncer. Caso deseje, você também pode fala com um de nossos profissionais através do nosso canal de contato. 

E se quiser se manter informado sobre boas praticas de cuidado com a sua saúde, siga-nos nas redes sociais. Até logo!

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.