O tratamento oncológico é desafiador, com suas várias consultas médicas, exames e procedimentos. Contudo, em meio a tantos compromissos, algo não pode ficar esquecido: a autoestima durante o tratamento de câncer.
Isso porque, para a saúde ficar completa, o bem-estar psíquico deve ser cuidado. Afinal, nada melhor do que se olhar no espelho e ter orgulho do que vê, não é mesmo?
Portanto, criamos este material para reunir algumas dicas de como manter vivo o amor-próprio e não se esquecer da pessoa valiosa que você é. Vamos conferir as sugestões? Continue lendo!
6 formas de valorizar a autoestima durante o tratamento de câncer
Hábitos simples e diários já são capazes de melhorar os sentimentos que temos com nós mesmos. Por isso, coloque na sua rotina as seguintes condutas:
1. Mantenha os cuidados estéticos que você já tinha
Quando o assunto é câncer, logo vem à mente o efeito colateral mais conhecido da quimioterapia: a queda de cabelo. A perda dos fios é capaz de impactar muito a autoestima dos pacientes e, consequentemente, prejudicar a saúde mental.
Então, a nossa primeira dica envolve manter os cuidados estéticos que já existiam antes do tratamento oncológico, caso você goste de se cuidar dessa forma. Saiba que é possível utilizar lenços estilosos ou laces (modelos de perucas com aspectos mais naturais),por exemplo. Porém, também não tenha vergonha da sua aparência sem cabelos. Você pode assumir a careca e ser feliz assim!
Não se esqueça da pele
A pele também merece atenção. Então, reserve um tempo no seu dia para hidratá-la, tome um banho relaxante e se maquie da sua forma preferida.
No entanto, converse com o seu médico a respeito dos cosméticos que você utiliza e veja se eles são seguros durante o combate ao câncer. Vale ressaltar que alguns tratamentos, como a radioterapia, podem deixar a pele mais sensível. Portanto, peça o auxílio do oncologista e/ou dermatologista.
2. A autoestima vai além da estética
Ter bons sentimentos com nós mesmos não envolve apenas a nossa aparência. Quem somos, o que fazemos, os nossos valores e modos de ver a vida também estão inclusos na autoestima.
Então, que tal procurar uma atividade, como um hobby, que você goste? O que não faltam são exemplos, como pintar, cozinhar, escrever poemas, bordar, praticar esportes e até ser voluntário em algum projeto. Quando vemos o que produzimos ou alcançamos em atividades assim, também percebemos o nosso valor perante o mundo e nos sentimos melhor.
3. Mantenha-se perto de quem você ama
Durante o tratamento oncológico, existirão dias bons e outros ruins. Isso é normal, pois a vida é sempre cheia de “altos e baixos”.
Todavia, você não precisa enfrentar os desafios de forma solitária. Apoie-se nas pessoas que ama, compartilhando as vitórias e também desabafando quando o seu coração estiver com um turbilhão de sentimentos. Perceber o amor, o carinho e a empatia desses amigos e familiares especiais irá fazer muito bem à sua autoestima durante o tratamento de câncer.
4. Troque experiências com outros pacientes oncológicos
Uma forma de vivenciar esse momento com autoestima é ter a possibilidade de realizar trocas com outras pessoas que também estão em tratamento oncológico. Você perceberá que não está sozinho e que muitas pacientes passaram por experiências semelhantes. Talvez, possam trocar conselhos e fazer amizades!
5. Cuidar da autoestima durante o tratamento de câncer também é buscar ajuda psicológica
Você também tem outros aliados nos cuidados com a autoestima e saúde mental em geral: os psicólogos e psiquiatras. Esses especialistas estão a postos para ajudar a enfrentar as dificuldades que aparecem no caminho até a cura. Apoie-se neles e veja que o trajeto pode ser mais sereno.
Na Vence Onco de Itajaí, oferecemos o serviço de psicologia oncológica aos nossos pacientes. Venha conhecer a nossa equipe e aproveitar todo auxílio que ela pode proporcionar.
Leia também:Depressão e ansiedade em pacientes com câncer – como enfrentar?
Aproveite os serviços da terapia de suporte
Não podemos nos esquecer de mencionar a terapia de suporte, que é o conjunto de cuidados promovidos aos pacientes oncológicos que vão além dos tratamentos prescritos pelo médico oncologista. Estamos falando dos demais atendimentos que contribuem para uma assistência integral à saúde, como fisioterapia, terapia ocupacional, procedimentos odontológicos, auxílio nutricional, a já mencionada psicologia e muito mais.
6. Lembre-se do quão forte você é
Para encerrar a nossa lista, queremos deixar um lembrete: você é forte! Mantenha isso em mente e repita para si todos os dias. Afinal, com todos os desafios que está enfrentando, nada mais natural do que ter muito orgulho de toda essa coragem e força!
Mantenha a atenção na sua autoestima durante o tratamento de câncer
Esperamos que você tenha gostado dessas dicas que listamos sobre a autoestima durante o tratamento de câncer, mas saiba que elas são sugestões. Não se sinta obrigado a cuidar da aparência ou praticar hobbies, por exemplo.
O foco é o seu bem-estar e, sempre que puder, busque descansar e relaxar. Se quiser conversar mais sobre esse assunto ou solucionar dúvidas, estamos à disposição! É só entrar em contato pelo nosso site.