Quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e vários outros tratamentos são lembrados quando o assunto é câncer. Porém, não são apenas eles que podem ser colocados em prática nos cuidados com pacientes oncológicos.
É preciso ampliar o olhar além do combate às células malignas e cuidar da saúde de forma integral, especialmente para evitar ou aliviar efeitos colaterais. Afinal, algumas intercorrências podem prejudicar a progressão do tratamento, como em casos de perda de apetite e possível desnutrição.
Então, vamos conhecer mais sobre esses cuidados? Continue lendo e veja a importância de receber atenção de uma equipe multiprofissional.
Desvendando as terapias de suporte
Quando você ver o termo técnico “terapias de suporte”, saiba que nada mais é do que os cuidados com pacientes oncológicos que superam os restritos ao combate do tumor cancerígeno.
O objetivo é manter o bem-estar, como por meio do controle de dores, náuseas, fadiga, lesões na pele e outros problemas comuns. Para isso, é preciso ter uma equipe de vários especialistas, como na Vence Onco de Itajaí. Vamos explicar mais sobre as ações de cada um deles abaixo.
Os principais cuidados com pacientes oncológicos
Cada paciente possui necessidades específicas. Por isso, as terapias de suporte são variáveis, mas é usual estarem presentes os cuidados das seguintes áreas:
Nutrição
A atenção à alimentação é fundamental para garantir que o organismo esteja forte o suficiente para enfrentar os tratamentos. Assim, é possível evitar a desnutrição que mencionamos anteriormente, o cansaço excessivo e o enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros aspectos.
Os nutricionistas oncológicos, portanto, são grandes aliados na formulação de rotinas alimentares que se adequam às mais diversas demandas, proporcionando refeições nutritivas, mas sem esquecer do bom sabor.
Psicologia
Receber o diagnóstico de câncer é algo que assusta e, durante o tratamento, muitos desafios aparecem. Então, é claro que os psicólogos estão envolvidos nos cuidados com pacientes oncológicos.
Esse apoio à saúde mental é essencial para enfrentar com resiliência os momentos de angústia, medo, ansiedade e tristeza. O auxílio pode ser estendido ainda aos familiares, que também encaram sentimentos difíceis.
Vale ressaltar que os médicos psiquiatras podem participar do suporte ao bem-estar psíquico, com a prescrição de medicamentos que não interferem nos fármacos já aplicados na destruição das células doentes.
Odontologia
Não podemos deixar de fora desta lista os dentistas, que são fundamentais durante todo o tratamento oncológico para manter a saúde bucal em dia e prevenir infecções que podem surgir na boca e, consequentemente, fragilizar o organismo.
Além disso, algumas terapias de combate ao câncer podem gerar lesões na mucosa oral e causar o efeito de boca seca. No entanto, esses especialistas estão a postos para ajudar a amenizar tais contratempos.
Dermatologia também está nos cuidados com pacientes oncológicos
Outros efeitos colaterais afetam a pele, como erupções, coceiras e feridas. A radioterapia, por exemplo, pode atingir as regiões ao redor do tumor com vermelhidão, inchaço e até alteração na cor.
Portanto, é preciso incluir os médicos dermatologistas nos cuidados com pacientes oncológicos, a fim de evitar danos que afetem a saúde e a autoestima.
Fisioterapeutas
Os fisioterapeutas atuam de diversas maneiras para ajudar os pacientes oncológicos. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) lista o auxílio na redução de dores, prevenção da perda de massa muscular, melhora do processo de cicatrização e reabilitação de alterações respiratórias.
Fonoaudiólogos
Especialmente para pacientes que lidam com câncer nas vias áreas, esôfago, cabeça e pescoço, os fonoaudiólogos são importantes para a volta da função da fala, deglutição de alimentos e respiração. São cuidados que afetam a saúde física e também a reinserção da pessoa no convívio em sociedade.
Vários outros profissionais
Dentro do grupo de especialistas que se envolvem nos cuidados com pacientes oncológicos também estão os enfermeiros, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais, entre muitos outros.
Cada um atua com suas especificidades para gerar qualidade de vida e bem-estar. Você pode conferir como realizamos essas terapias de suporte aqui, na Vence Onco. Clique e veja mais.
A personalização é fundamental nos cuidados com pacientes oncológicos
Como já falamos, são diferentes as necessidades entre os cuidados com pacientes oncológicos. Por isso, o melhor é conversar com seu oncologista e equipe para saber quais condutas são adequadas para seu tipo de câncer.
Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato. Ficaremos felizes em ajudar!