Câncer de intestino: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Câncer de intestino: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Seja bem-vindo ao conteúdo informativo da Vence Onco. Nosso objetivo aqui é conscientizar e informar você, de forma simples, sobre vários assuntos relacionados à saúde, como, por exemplo, o Câncer de intestino.

Esse é um tipo de câncer muito comum entre o público da terceira idade, o que reforça a necessidade de informação e conscientização sobre as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Assim, te convidamos a continuar a leitura e entender quais são os sintomas e as causas, e também como é realizado o diagnóstico e o tratamento deste.

Boa leitura!

O câncer de intestino

Câncer de intestino é o nome mais popular dado aos vários tipos de neoplasia maligna (cânceres) de cólon e reto, que também podem ser chamados de câncer do colorretal.

Sobre essa doença, o Inca, Instituto Nacional do Câncer, em sua abordagem mais recente (2020),apresentou estimativas alarmantes. Estima-se que o Brasil tenha cerca de 40.990 novos casos de câncer de intestino todos os anos, sendo que destes 20.520 são homens e 20.470 são mulheres.

Ainda segundo o Instituto, este é o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.

E os números sobre esse tipo de câncer chamaram a atenção dos profissionais de saúde, em todo o Brasil. Isso porque, foram observados os índices de câncer de intestino no país inteiro, e constatou-se que já se trata da terceira neoplasia maligna mais comumente diagnosticada, (segundo dados oficiais do IBCC -Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

Estes números altos deram origem à campanha nacional, Março Azul-marinho (IBC),que visa levar informação sobre a importância da prevenção e fazer a devida conscientização da população sobre essa doença.

Após ter apresentado esses dados, queremos chamar a sua atenção para um fato importante: o câncer de intestino é de fácil diagnóstico, é tratável e quando diagnosticado no início, tem elevada chance de cura. Saber disso é ótimo, não é mesmo?!

Conheça as principais causas e sintomas do câncer de intestino

Aparecem entre as principais causas do câncer do cólon e reto:

  • doenças inflamatórias do intestino (como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn);
  • doenças hereditárias, como polipose adenomatosa familiar e câncer colorretal hereditário sem polipose;
  • alimentação não saudável (pobre em frutas, vegetais e fibras);
  • consumo de carnes processadas;
  • consumo de bebidas alcoólicas;
  • excesso de peso corporal;
  • história familiar ou pessoal de câncer de intestino;
  • história pessoal de câncer de ovário, útero ou mama;
  • idade igual ou acima de 50 anos;
  • ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas por semana);
  • tabagismo.

Sinais e sintomas:

  • alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
  • alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
  • dor ou desconforto abdominal;
  • fraqueza e anemia;
  • massa (tumoração) abdominal;
  • perda de peso sem causa aparente;
  • sangue nas fezes.

Diagnóstico e tratamento gratuito do câncer de intestino

Para esse tipo de câncer, o ideal é que se tenha comportamentos preventivos, eliminando todos ou a maioria dos fatores de risco citados acima.

Observação: no caso do fator idade, recomenda-se que pessoas acima de 50 anos passem por exames preventivos (anualmente).

Ainda sobre a prevenção, ressaltamos que é importante manter uma alimentação saudável, pois essa é a principal arma contra o câncer do intestino e vários outros tipos, como o câncer de estômago, por exemplo.

As orientações são:

  1. busque sempre fazer a ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados;
  2.  inclua o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes nas suas refeições;
  3. tenha uma alimentação rica em fibras, pois além de promover o bom funcionamento do intestino, ela também ajuda no seu controle do peso corporal.

No caso do câncer de intestino, o diagnóstico é obtido por exames que podem ser realizados após a percepção de sintomas, ou durante consultas regulares. O exame que verifica o sangue oculto nas fezes é o mais recomendado, e para que se faça, basta procurar um ambulatório, posto ou centro de saúde mais próximo, para que o médico dê o encaminhamento/solicitação.

Já o melhor tratamento sempre será indicado pelo médico responsável.

A Vence Onco é uma clínica especializada em oncologia, que oferece aos pacientes desde exames até cirurgias complexas. Para falar conosco, você pode se dirigir até nós ou clicar aqui e falar com um de nossos especialistas a fim de esclarecer dúvidas e obter mais informações.

Recomendamos que você leia outros conteúdos relacionados e que conheça nossas redes sociais:

Publicado por:
Com foco no paciente, a Vence Onco foi fundada em 2018 pela união de médicos oncologistas que compartilham de uma mesma missão: prestar acolhimento médico baseado na empatia e humanização.