Entre os objetivos do Outubro Rosa, um movimento internacional que visa reforçar a necessidade de cuidar da saúde da feminina, está o de orientar a sociedade mundial sobre como realizar o autoexame das mamas corretamente. Embora não seja a única prática para o diagnóstico precoce, esse pequeno gesto de reconhecimento do corpo é fundamental na prevenção de tumores e doenças na mama. Quer saber como realizá-lo na sua casa? Continue a leitura.
O chamado exame do toque surgiu por volta de 1950, nos Estados Unidos. Na época, o exame tinha o objetivo de detectar cânceres de mama já em estágio mais avançado, quando os tumores já apresentavam mais de um centímetro e eram perceptíveis ao apalpar o seio. Dessa forma, ele ficou conhecido como um método preventivo eficaz e ainda é muito usado.
O exame mudou e sua finalidade também, mas ele continua tendo importante função na prevenção do câncer e no autocuidado. Continue a leitura e saiba como fazê-lo corretamente.
Por que realizar o autoexame?
Antes de falar sobre como realizar o autoexame das mamas em casa, enfatizamos que essa prática não elimina a necessidade de consultas médicas periódicas e exames clínicos. De forma geral, o toque é extremamente importante, principalmente na detecção de nódulos que podem ser benignos ou malignos, mas não deve ser considerado como a única opção de prevenção.
Atualmente, o exame do toque desempenha o papel de ajudar homens e mulheres a conhecerem melhor seus corpos e, a partir da observação, desenvolverem a capacidade de identificar quaisquer alterações. Ele é preventivo no sentido de que essa prática de autocuidado possibilita que a pessoa perceba anormalidades na sua mama e então procure um médico com urgência.
No entanto, é importante reforçar que a ausência de qualquer anormalidade perceptível ao toque não é uma confirmação da ausência de câncer ou de qualquer outra doença na mama. Por esse motivo, é preciso consultar um médico regularmente e realizar exames de imagem conforme a orientação profissional.
Afinal, como realizar o autoexame das mamas?
Conforme já dissemos, atualmente o autoexame tem uma função de autocuidado e o ideal é realizá-lo em um momento em que a pessoa se sinta confortável. Já não existem mais períodos determinados do mês para fazer o exame, indica-se apenas uma regularidade na sua realização.
Algumas dicas sobre como realizar o autoexame da mama em casa são:
Observe-se em frente ao espelho
Essa é uma boa dica de como realizar o autoexame das mamas de forma mais detalhada, porque, além de apalpá-las, você estará visualizando as mamas em um espelho.
Para isso, tire a parte de cima do vestuário, inclusive o sutiã, e se posicione na frente do espelho com as mãos na cintura. Nessa posição, verifique o tamanho, o formato e o contorno dos seus seios. Observe se há alguma alteração na pele, na aréola ou no mamilo. Solte os dois braços e faça a mesma observação. Depois, erga os braços e proceda da mesma forma.
Ainda na frente do espelho, você pode colocar a sua mão direita atrás do pescoço, de forma que o cotovelo fique apontado para cima, e com a mão esquerda apalpar suavemente todo o seio direito. Observe se nesse toque há algum nódulo ou até mesmo a eliminação de secreção. Troques as posições e repita o procedimento.
No chuveiro durante o banho
Muitas mulheres consideram o banho um dos momentos mais relaxantes do dia a dia e essa é uma boa hora para realizar o exame do toque. Utilize esse momento para pôr em prática a apalpação e a detecção de nódulos, dores ou sensibilidade.
Deixe a sua coluna bem ereta e o corpo relaxado. O método é simples: mão esquerda na nuca enquanto a direita massageia o seio esquerdo e vice-versa. Faça movimentos circulares com a ponta dos dedos em toda a mama e ao seu redor, inclusive na axila, observando se existe a presença de qualquer alteração.
Apalpe deitada
Essa é outra forma de realizar essa prática para quem está procurando dicas sobre como realizar o autoexame das mamas em casa. Aproveite um momento em que você esteja deitada para tocar o seu seio.
O procedimento é o mesmo para quem está embaixo do chuveiro, lembrando que é importante observar se o mamilo elimina alguma secreção, além de estar atento a dores, caroços e sensibilidade.
Quais sinais devo observar durante o autoexame?
Voltamos a reforçar que as consultas médicas e a realização da mamografia são as ações mais eficazes no diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de saber como realizar o autoexame das mamas, é extremamente importante ter a consciência de que ele é uma forma de autocuidado complementar e que durante a sua realização você pode perceber algumas alterações que exijam cuidados de um profissional.
Por isso, preste muita atenção a:
- presença de qualquer nódulo;
- inchaços;
- aparência enrugada da pele;
- alteração no tamanho ou formato;
- secreção no mamilo;
- lesões ou feridas;
- veia local dilatada ou crescendo e
- mamilo virado para dentro ou em uma posição diferente da habitual.
A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde, portanto realize o exame do toque e fique atenta às alterações do seu seio, consulte seu médico e verifique se há necessidade de realizar uma mamografia.
Se você achou esse conteúdo interessante, siga-nos no Facebook e no Instagram e confira muitas outras informações.
Não esqueça que a Vence Onco é uma clínica especializada em tratar o câncer e cuidar do ser humano. Entre em contato e agende a sua consulta.