Um nódulo palpável no seio costuma ser conhecido como o principal indício de alerta entre os sintomas de câncer de mama. Porém, essa doença também apresenta vários outros sinais que, até mesmo, podem surgir antes da percepção do caroço.
É importante conhecê-los, uma vez que perceber rapidamente essas mudanças no corpo contribui com o diagnóstico precoce da neoplasia. Afinal, quanto antes o câncer de mama for identificado, melhor. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM),por exemplo, afirma que as chances de cura, nos estágios iniciais, podem chegar a 90%.
Vamos conhecer quais são esses outros sintomas de câncer de mama? Continue lendo este material que preparamos para você!
O câncer de mama vai muito além do nódulo
Infelizmente, notar e conseguir palpar um nódulo na mama pode ser uma indicação de que o tumor já está em um tamanho grande. Quando ainda se encontra em fase inicial de desenvolvimento, nem sempre é possível perceber a presença do caroço, mas os outros sintomas de câncer de mama podem estar presentes:
- saída de secreção do mamilo: mesmo quando o seio não é apertado, percebe-se a presença desse líquido incolor ou com sangue. Geralmente, ocorre apenas em um lado;
- dores nas mamas: principalmente quando o incômodo está presente fora do período da menstruação;
- vermelhidão e irritação na pele dos seios: também note se há alteração na cor da aréola;
- mamilo invertido: quando essa estrutura, ao invés de estar proeminente, fica para dentro da aréola (todavia, vale lembrar que algumas mulheres têm esse tipo de mamilo naturalmente, sem ser sinal de câncer de mama);
- pele com textura de casca de laranja: o processo inflamatório do câncer pode causar essa mudança na pele, inclusive com feridas;
- inchaços e mudanças no tamanho dos seios, principalmente quando é apenas em uma parte da mama.
Atenção para outras condições que são similares aos sintomas de câncer de mama
Alguns sinais que listamos anteriormente podem indicar também outras condições mais leves. As dores, por exemplo, costumam estar presentes durante a menstruação.
Já irritações na pele e inchaços são sintomas de mastite, uma inflamação na glândula mamária, que é mais comum em mulheres que amamentam. Então, o melhor é procurar ajuda médica para obter as orientações adequadas e realizar os exames necessários.
Na Vence Onco de Itajaí, temos uma equipe à disposição para cuidar bem de você. Venha conhecer os nossos especialistas.
Os sintomas de câncer de mama em homens
Apesar de representar apenas 1% dos casos, o câncer de mama nos homens também existe e precisa de atenção. Neles, os sintomas mais comuns são: presença de nódulo perto do mamilo; retração do mamilo; dores (na maioria das vezes, apenas em uma mama); e saída de secreção. Esses indícios ficam ainda mais visíveis no público masculino pelo pouco volume da região e a falta de condições que podem confundir, como a já mencionada menstruação.
Como identificar os sinais de alerta?
Conhecer o próprio corpo é fundamental para notar os sintomas de câncer de mama. É por esse motivo que se recomenda fazer o autoexame, por meio do seguinte passo a passo:
- fique em frente a um espelho;
- olhe as duas mamas, enquanto está com os braços ao lado do corpo;
- coloque as mãos da cintura e faça força para estufar o peito, a fim de verificar alguma irregularidade no formato dos seios;
- faça o mesmo, mas com os braços atrás da cabeça;
- pressione gentilmente as mamas para checar se sai alguma secreção;
- toque cada um dos seios, com delicadeza, e procure a presença de algum nódulo. Contudo, faça isso uma semana após o fim da menstruação, pois, durante esse período, a mama pode sofrer alterações e apresentar pequenos inchaços.
Nada substitui a mamografia
Apesar do autoexame ser simples, ele apenas nos ajuda a identificar sintomas de câncer de mama que sejam bastante visíveis. Tal conduta não substitui a mamografia.
Esse é o exame que consegue registrar a presença de nódulos muito pequenos, com menos de 1 centímetro. Portanto, as entidades médicas recomendam que as mulheres façam a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos.
Quem tem casos da doença na família precisa começar antes com essa rotina preventiva. É a sua situação? Converse com o seu médico para saber qual o momento ideal para você.
Outros exames também podem fazer parte dessa rotina, como a ultrassonografia da mama. Já se for notada a presença de nódulo (o que não significa que é um diagnóstico certeiro de câncer),o médico costuma pedir ainda uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada, além da biópsia, que verifica a presença ou não de células malignas.
Leia também: Conheça as condutas para diagnóstico e tratamento do câncer de mama
Notou um dos sintomas de câncer de mama? Procure ajuda médica
Sabemos que verificar a presença de um dos sintomas de câncer de mama é algo que assusta. No entanto, não ignore a situação e procure assistência médica.
Como explicamos neste material, o desconforto notado também pode indicar outras condições de saúde, mas é sempre importante receber o diagnóstico certo para começar o tratamento quanto antes.
Portanto, caso você tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de solucioná-la. Afinal, estamos falando do que há de mais importante: a sua saúde.
Se precisar, conte com a Vence Onco para isso. Você pode entrar em contato pelos nossos canais de atendimento. Estamos à disposição!