Uma doença ainda pouco falada, mas que precisamos ter atenção, é o câncer de laringe. Esse órgão tem uma forma de pirâmide, começando na base da nossa língua e terminando no início da traqueia. Isso sem esquecer que existe ainda uma válvula, a epiglote, que se fecha quando engolimos um alimento e abre para a passagem do ar.
Infelizmente, toda essa região está sujeita ao aparecimento de tumores malignos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca),são cerca de 7.650 novos casos diagnosticados por ano.
Portanto, precisamos falar e entender mais sobre esse câncer, a fim de reconhecermos os sintomas e procurar ajuda em tempo hábil. Confira esse material que preparamos para te ajudar.
Os tipos mais comuns do câncer de laringe
O câncer de laringe pode ser mais frequente em duas regiões. A primeira é nas cordas vocais, também chamadas de “glote”. Nesse caso, o paciente logo percebe rouquidão e mudanças na voz. Assim, fica mais fácil notar que algo está errado e buscar atendimento médico.
Já nas outras áreas do órgão, fora das cordas vocais, a rouquidão costuma aparecer somente quando a doença está em um estado mais avançado. No entanto, é possível notar inchaços no pescoço.
Os sintomas
Depois de conhecer essas particularidades, é hora de entender quais são os principais sintomas do câncer de laringe:
- rouquidão;
- tosse persistente;
- ferida na garganta que não cicatriza;
- dor de ouvido;
- dificuldade para respirar;
- perda de peso sem motivo;
- inchaço ou nódulo no pescoço;
- dor e/ou dificuldade para engolir.
Você está lidando com esses incômodos? Não espere e procure o médico. Os nossos especialistas, aqui da Vence Onco, estão à disposição para te atender. Você pode marcar uma consulta pelo nosso site.
O que aumenta o risco de câncer de laringe?
É fundamental conhecer os fatores que aumentam as chances de câncer de laringe, a fim de evitá-los. São eles:
- tabagismo: como em diversos tipos de câncer, o fumo também aumenta o perigo para tumores malignos nessa área da garganta;
- ingestão exagerada de bebidas alcoólicas;
- excesso de peso;
- uso errado da voz, principalmente em profissionais que trabalham falando muito;
- histórico de câncer de laringe na família;
- exposição a algumas substâncias, como amianto, poeira de cimento, formaldeído e óleo de corte.
Então, analise como é o seu estilo de vida e veja se há algum risco. Caso, sim, tente mudar a situação ou conversar com o médico para entender melhor como se proteger.
A importância do diagnóstico precoce
Como em várias outras formas de câncer, o diagnóstico precoce dos tumores de laringe também é muito importante para elevar as chances de cura. Afinal, isso ajuda a evitar que as células cancerígenas se espalhem para outras partes do corpo, o que chamamos de metástase.
O início do diagnóstico é feito por um exame chamado “laringoscopia”, em que, por meio de uma pequena cânula com uma microcâmera, o médico observa como está a laringe do paciente e se há algum tumor.
Além disso, também pode ser necessário realizar exames laboratoriais e de imagem, para ter maior assertividade no diagnóstico e verificar o estado geral da saúde.
Dessa forma, médico e paciente traçam as estratégias para o tratamento, sempre focando na qualidade de vida e bem-estar.
Estadiamento do câncer de laringe
Com o diagnóstico do câncer, é comum o paciente ouvir sobre o estadiamento. Trata-se, basicamente, da classificação da doença. O nível 0, por exemplo, significa que é o estágio inicial. Já o 4 é o mais avançado.
Porém, os profissionais analisam isso com ainda mais profundidade. Eles verificam o tamanho do tumor, a disseminação para os linfonodos — pequenas estruturas que funcionam como filtros para as substâncias nocivas do nosso corpo — e se há metástase.
A partir de todas essas informações, é possível iniciar os procedimentos para tratar o problema.
Leia também: Saúde mental durante o tratamento de câncer
Espalhe o que você aprendeu sobre o câncer de laringe!
Depois de aprender sobre o câncer de laringe, espalhe essas informações para que mais pessoas conheçam os sintomas e as formas de evitar a doença. É com esse aprendizado que podemos promover saúde e combater diversos problemas.
Caso tenha restado alguma dúvida, venha conversar com a gente. Entre em contato pelo nosso site e iremos te atender.