Novembro Azul é uma campanha consolidada desde 2008 aqui no Brasil, mas o assunto é de grande importância, não só nesse mês, mas como uma forma de autocuidado durante o ano todo. Afinal, o câncer de próstata, doença que gerou a conscientização do mês, é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Além disso, muitas dúvidas ainda rodeiam o problema e a próstata em si. Ela é uma glândula existente, exclusivamente, no organismo masculino, que se situa atrás da bexiga, perto da parte final do intestino grosso. A função é produzir o sêmen, o fluido que carrega os espermatozoides.
Então, o que acontece quando essa parte do corpo é afetada por tumores? Quais são os sintomas? Tem como prevenir?
Vamos explicar tudo isso neste material, confira!
Novembro Azul em dados
Já mencionamos que o Inca informa que a doença é a segunda neoplasia (presença de células cancerígenas) mais prevalente nos homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Porém, a instituição mostra números ainda mais preocupantes: anualmente, estima-se que cerca de 65 mil pacientes são diagnosticados com câncer de próstata. Isso faz com que a taxa seja de 62,95 a cada 100 mil. O número de óbitos gira em torno de 15,8 mil.
Todavia, é possível prevenir e diagnosticar a tempo, evitando danos maiores à saúde.
Os sintomas do câncer de próstata
Os homens precisam sempre ficar atentos aos sintomas do câncer de próstata, como forma de autocuidado e prevenção. Sendo eles:
Dificuldade para urinar, com um fluxo fraco de urina;
Muita vontade de urinar, mas pouco líquido;
Presença de sangue na urina e
Dores ósseas, como na pelve e nas pernas.
O problema está no fato de que esses sinais costumam aparecer quando a doença já está em estágio avançado. Porém, quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem maiores chances de cura, cerca de 90%.
Novembro Azul e o diagnóstico rápido
Como você viu, identificar a doença rapidamente é essencial e esse é um dos maiores objetivos da campanha Novembro Azul. A partir disso, as ações são muito focadas nos exames de rastreio.
Eles são indicados para todos os homens com 40 anos ou mais, idade em que o perigo de aparecimento dos tumores aumenta. No entanto, quem tem histórico de câncer na família, principalmente quando ele atingiu o pai ou irmãos, precisa iniciar esses cuidados antes.
Então, os exames recomendados são:
Exame de sangue PSA: verifica a concentração do antígeno prostático específico (PSA),uma substância produzida pelas células do próstata, inclusive quando elas são cancerígenas;
Toque retal: apenas o teste de sangue não é suficiente. Portanto, o toque retal ajuda o médico a perceber o tamanho e formato da próstata;
Exames de imagem: em alguns casos, o especialista também pode solicitar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética, a fim de observar ainda melhor a glândula e
Biópsia: quando há suspeita de câncer, a biópsia ajuda a fechar o diagnóstico, pois verifica como são as células presentes na região.
Cada paciente terá recomendações específicas. Portanto, é fundamental fazer consultas médicas periódicas e conversar com seu médico sobre o que é melhor para si. Na Vence Onco, temos especialistas sempre prontos para ajudar e promover saúde! Você pode agendar uma consulta pelo nosso site.
Os tratamentos
Receber o diagnóstico de câncer de próstata não é fácil, mas, se você está nessa situação, lembre-se que mencionamos anteriormente que as taxas de cura são altas. Também existem várias opções de tratamentos.
A primeira é a cirurgia, com a retirada de parte ou de toda a glândula. Geralmente, também é recomendada a radioterapia. Para alguns casos, os médicos podem prescrever quimioterapia e também a imunoterapia.
O importante é seguir as recomendações corretamente e, assim, conquistar a saúde de volta!
Leia também: O que acontece na primeira consulta com um oncologista?
É possível evitar a doença?
Também entenda que, com alguns hábitos simples, é possível diminuir os riscos de desenvolver o câncer de próstata. Para isso:
Tenha uma alimentação saudável;
Mantenha-se no peso ideal;
Pratique atividades físicas;
Não fume;
Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
Proteja-se contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e
Faça as consultas médicas periódicas e os exames de rastreio.
Novembro Azul e a saúde masculina
Saiba que a campanha Novembro Azul vai muito além do câncer de próstata? Ela aborda ainda os cuidados com a saúde dos homens em geral, tanto fisicamente quanto mentalmente. Isso porque essa população ainda é um pouco resistente em buscar ajuda médica, principalmente devido a tabus e falta de informação.
Assim, as ações do mês são voltadas ainda para a conscientização acerca da necessidade de realizar as consultas e os exames que analisam o funcionamento de todo o organismo, não só da próstata. Você está com esses cuidados em dia?
Queremos te ver bem! Por isso, estamos sempre publicando conteúdos para auxiliar na qualidade de vida e saúde. Você pode conferir nas nossas redes sociais, no Instagram e no Facebook.